Projeto Caravana REC chega ao município de Florânia

Uma iniciativa itinerante que busca promover a formação técnica, o estímulo profissional e empreendedor, a produção e difusão audiovisual no estado do Rio Grande do Norte – iniciou a sua 3ª temporada no mês de abril e após passagem por Natal, Macaíba, Upanema e Baraúna, o projeto chega nesta semana ao município de Florânia (de 05 a 09 de junho).

Com uma atuação responsável, pautada nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), o projeto impacta pessoas e lugares a partir de ações socioculturais permeadas de propósitos que vão para além do entretenimento e consumo cultural.

Em cada cidade por onde passa, o projeto desenvolve uma oficina de audiovisual, com foco na produção de curtas documentários para iniciantes, além de atividade de apreciação e formação de plateia para o cinema local através da Mostra Itinerante Caravana REC; e roda de conversa sobre cultura e empreendedorismo, onde Nathalia Santana, idealizadora e diretora do Caravana REC, apresenta o projeto como estudo de caso para abordar temas como: produção cultural e possibilidades de desenvolvimento profissional no setor; elaboração, captação e gestão de projetos; comunicação cultural; e desafios contemporâneos (sustentabilidade, inovação, democratização).

Com o enfoque na experiência e na troca de saberes, o diferencial do Caravana REC consiste em democratizar o acesso às técnicas básicas do audiovisual e a partir das ações realizadas nas oficinas, estimular os jovens participantes a pensarem na sua identidade cultural, investigando símbolos, conceitos e ideias que possam ser traduzidos para a linguagem do cinema.

O fato de verem na tela o resultado prático de suas ideias e sugestões traz para os participantes o reforço da identidade cultural e mostra para a comunidade que é possível transcender os limites da própria realidade. Além disso, o projeto também reforça a possibilidade do audiovisual se tornar um caminho de trabalho, apresentando para esses jovens um nicho de mercado que cresce exponencialmente a cada dia.

Carito Cavalcanti – cineasta e um dos facilitadores das Oficinas – fala sobre a importância do projeto para o mercado audiovisual: “O mercado do audiovisual está crescendo cada vez mais e se renovando a cada dia com inúmeras possibilidades de realização. Nossa oficina tem o objetivo de trazer essas novas possibilidades de realização audiovisual para a realidade dos jovens que têm menos acesso a esse tipo de conhecimento e experiência, através de uma introdução ao cinema digital para iniciantes.

Destaca ainda a importância social do projeto: “Entendemos que certos lugares têm menos visibilidade e o projeto ajuda a tornar mais visíveis esses lugares e essas pessoas. A inclusão social e o compartilhamento de conhecimento fazem parte das missões do projeto, como também a interiorização, a valorização da memória, da história, do indivíduo e do seu lugar no mundo. Depois dessas duas temporadas que realizamos, fico muito emocionado em perceber que o nosso projeto continua reverberando nas cidades por onde passamos – nos participantes da oficina e moradores – , e também por essa rede sem fim que é a internet. Até hoje continuamos recebendo mensagens emocionadas de quem fez essa troca conosco que resultou nos filmes representativos não só do conteúdo compartilhado como também da identidade de cada lugar. Os documentários realizados coletivamente resgatam a história e preservam patrimônios materiais e imateriais.

O Caravana Rec, além de informar e formar jovens em lugares com menos acesso a esse tipo de capacitação, também ecoa nos cidadãos de uma maneira geral. Muitas vezes alguém de alguma cidade por onde passamos, através dos filmes que realizamos, relembra pessoas e lugares importantes e se reconecta de uma nova maneira com suas origens. Estou ansioso pela nossa terceira temporada. Vamos que vamos! Longa vida ao Caravana Rec!”

“A oficina Caravana Rec leva noções básicas de audiovisual a iniciantes e simpatizantes dessa linguagem. Partimos da análise de nossa própria maneira de produzir, com ênfase na prática. É uma semana de troca de vivências e saberes. Desse encontro, que estimula os participantes a pensar em formas de representação da própria identidade cultural, produzimos um documentário coletivamente”, destaca Fernando Suassuna – facilitador das oficinas.

O projeto Caravana REC tem realização da Pinote Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. Em Macaíba conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaíba e do Coletivo Mangue.

Programação:

Caravana Rec – Florânia

DATA: 05 a 09 de junho

HORA: 14h às 17h

LOCAL: Casa de Cultura Popular

Mais informações: 

https://www.caravanarec.art/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *