UFRN comemora o Dia do Meio Ambiente investindo em sustentabilidade

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5 de junho, a Diretoria do Meio Ambiente (DMA), vinculada à Superintendência de Infraestrutura (Infra) da UFRN, realiza mais uma edição do Mês do Meio Ambiente, evento que tem o objetivo de conscientizar a população e incentivar ações de sustentabilidade. A atividade, realizada durante todo o mês de junho, é uma entre as muitas iniciativas executadas pela UFRN que buscam contribuir para a preservação do meio ambiente como parte de sua política ambiental.

A data, que reforça a importância dos cuidados com o meio ambiente, foi estabelecida em 1972, na Conferência de Estocolmo, pela Organização das Nações Unidas, como uma forma de provocar discussões acerca da temática de problemas ambientais e preservação dos recursos naturais.

A UFRN desenvolve ações que possam influenciar toda a população na formação de hábitos e atitudes que tenham como foco a sustentabilidade. O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) 2021-2023 foi criado com esse objetivo. O documento visa à construção de uma consciência ecológica e tem, ao todo, nove planos de ação desenvolvidos pela Universidade.

Os temas tratados pelo PLS são ligados a materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, gestão integrada de resíduos, qualidade de vida no trabalho, compras e contratações sustentáveis, deslocamento de pessoal, obras públicas e sustentáveis, arborização e áreas verdes.

Na realização dos planos de ação, a Instituição busca fomentar o uso de materiais de consumo de forma sustentável, promover o consumo eficiente de energia elétrica, aprimorar o sistema de abastecimento e reuso de água e garantir o manejo seguro e o gerenciamento sustentável de resíduos. Também são objetivos da UFRN: promover a conservação e expansão das áreas verdes no ambiente universitário, executar obras públicas que obedeçam aos princípios da sustentabilidade e realizar contratações considerando o desenvolvimento socioambiental.

“Desde 2003, a Universidade vem construindo diversos programas e projetos voltados ao desenvolvimento de práticas de preservação, proteção e recuperação do meio ambiente que visam à excelência ambiental da Instituição”, diz Marjorie Medeiros, coordenadora do Programa de Educação Ambiental (ProEA), um dos projetos desenvolvidos pela UFRN a partir da Diretoria de Meio Ambiente. Ela cita, ainda, as iniciativas de gestão integrada de resíduos, comunicação ambiental, arborização e controle de zoonoses.

Para este ano de 2023, durante todo o mês de junho, a DMA, em conjunto com outros setores da UFRN, planejou atividades que procuram a integração de toda a comunidade universitária e externa como forma de motivar hábitos saudáveis para o meio ambiente. Uma das ações será a disponibilização do ponto de coleta voluntária no Centro de Convivência para receber resíduos eletroeletrônicos pessoais. No local, já existe um ponto fixo para recebimento de medicamentos e cosméticos.

O Mês do Meio Ambiente

O Mês do Meio Ambiente é uma ação realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). A ação conta com diversas atividades para motivar uma integração maior da comunidade interna e externa da UFRN.

Uma das ações é proposta pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), da Progesp da UFRN, o Desafio Sustentável. A iniciativa convida toda a população, desde instituições a pessoas físicas, a tentar diminuir o impacto ambiental como uma forma de dizer que toda ação sustentável é uma grande contribuição ao meio ambiente. É com isso que a iniciativa pretende ressaltar a relevância de se desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia.

A ideia é que os participantes apresentem práticas sustentáveis já existentes em seu contexto de trabalho ou adotando novas ideias mais conscientes em relação à preservação do meio ambiente. Para participar, é preciso utilizar, durante todo o mês de junho, às hashtags #mesdomeioambienteufrn e #plsemação ao postar fotos no Instagram, marcando @ufrn.br, @viveremharmonia.ufrn ou @dmaufrn.

“Este é um exercício de sensibilização para a construção da consciência sustentável, em prol da preservação da vida do planeta e da justiça ambiental”, relata Marjorie. Ela fala, ainda, sobre a ocorrência dos riscos e desastres socioambientais e climáticos que se agravam e, por isso, são necessárias medidas individuais e coletivas para promover uma discussão do tema.

Outra ação presente durante todo o Mês do Meio Ambiente é o plantio coletivo de mudas de árvores na UFRN, atividade apoiada pela Universidade que, segundo Marjorie, tem um papel fundamental na sociedade quando se fala de mobilização em torno da temática ambiental. “Isso tem se ampliado, no sentido de encorajar a participação democrática na construção de sociedades sustentáveis”, relata.

Hérbete Hálamo, diretor do DMA, concorda e demonstra esperança de ter um grande impacto positivo a partir de ações como oficinas, cursos de capacitação, mesas-redondas, palestras e circuitos ambientais. “Esperamos que possamos impactar positivamente a geração atual. Acreditamos que é possível e temos contemplado isso na nossa UFRN”, destaca.

O diretor ressalta que o compromisso socioambiental da UFRN, por meio do desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, tem sido porta de entrada para o fortalecimento de atividades que promovem a redução de impactos ambientais. Marjorie confirma e destaca que instituições de ensino superior são fundamentais para a formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente.

Programação do Mês do Meio Ambiente 

Foram planejadas atividades que convidam toda a população interessada em discutir o meio ambiente e medidas sustentáveis, entre elas está a roda de conversa Bora bater um papo sobre sustentabilidade no contexto universitário?, realizada nesta terça-feira, 6 de junho, de forma online, por meio do Google Meet.

Outra ação é o Circuito Ambiental na UFRN, uma visita guiada a diversos pontos da Instituição, entre eles a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Unidade de Armazenamento Temporário de Resíduos (UATR), o Horto Florestal, a Casa de Vegetação e Laboratório de Botânica Aplicada da UFRN, no Campus Central, que acontece no dia 16 de junho.

Também faz parte da programação exposições, oficinas, feira de artesanato e atrações culturais que serão realizadas no Museu Câmara Cascudo (MCC), entre os dias 17 e 22 de junho. Já em 23 de junho, ocorre o Cine Pipoca Tela Verde, realizado no Auditório da Superintendência da Infraestrutura (Infra) da UFRN. Para concluir as atividades do Mês do Meio Ambiente na UFRN, no dia 30, acontece a ação Diálogos Sustentáveis, que pretende refletir sobre a consciência planetária e a reconexão com a natureza, com debate realizado por meio do Google Meet.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *