Começam na próxima segunda-feira, dia 5, as inscrições para o Enem 2023. Os interessados têm até 16 de junho para se inscrever e até dia 21 para fazer o pagamento da taxa.
Quem conseguiu isenção da taxa também precisa fazer a inscrição. A lista de quem não precisará pagar foi divulgada pelo Inep no início de maio.
E quem precisar de atendimento especializado ou quiser ser tratado pelo nome social, deve manifestar o interesse já no momento da inscrição. O resultado será publicado no dia 26 de junho, e o prazo para entrar com recurso vai até o dia 30. O resultado dos recursos sai no dia 5 de julho.
Neste ano, as provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. E será a primeira vez que os candidatos e candidatas com deficiência visual terão o cartão-resposta com fonte ampliada. Em vez de impresso em fonte padrão 12, o cartão-resposta virá em fonte 18 e confeccionado em folha A3. A Folha de Redação ampliada também será impressa em folha A3.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes que concluem a educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, e do Prouni, Programa Universidade para Todos.