Hoje, dia 1º de junho, é um dia especial para o estado do Rio Grande do Norte, é o dia em que se comemora o Dia Estadual do Brega. A Lei que instituiu a data será sancionada pela governadora Fátima Bezerra sancionou, nesta quinta-feira (1º), às 16h30, no Complexo Cultural Rampa.
A escolha do dia 1º de junho para celebrar o Dia Estadual do Brega é uma homenagem ao aniversário do renomado cantor Carlos Alexandre, um dos maiores artistas do gênero brega no Estado. Carlos Alexandre é conhecido por sucessos como a música “Feiticeira”, e representa o estilo musical brega em toda a região potiguar.
A proposta da Lei foi apresentada pelo deputado Ubaldo Fernandes e, na terça-feira (23), foi aprovada por unanimidade. Agora, com a sanção da Lei, o objetivo é valorizar esse ritmo musical, que possui grandes expoentes no Rio Grande do Norte, além de Carlos Alexandre, como os talentosos cantores Fernando Luiz e Bartô Galeno.
A importância da instituição do Dia Estadual do Brega vai além das homenagens. Com essa iniciativa, a classe artística do segmento do brega terá uma maior atenção e prioridade em editais públicos, assim como uma presença mais destacada em festivais. É uma maneira de reconhecer o valor cultural e artístico desse gênero musical tão apreciado por muitos.
A solenidade de sanção da lei contará com apresentações de vários cantores renomados do segmento do Brega como Fernando Luiz, Messias Paraguai, José Orlando, Carlos Alexandre Júnior, Ary Maia, Yhran Barreto, Dodora Cardoso, Nara Costa, Carlos Zens, Ivanildo Di Natal, João Ceará, Abdênio Ribeiro, Roberto Cantor e Anísio Sobrinho.