O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) conclui nesta terça-feira (30) as ações do Maio Amarelo direcionadas aos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O trabalho da Controladoria Regional de Trânsito do Detran (CRT) agiu na distribuição do material digital oficial da campanha para ser utilizado nas aulas ministradas pelos CFCs e orientou o desenvolvimento das atividades que foram construídas no sentido de informar os alunos sobre a importância do Maio Amarelo como uma iniciativa mundial de diminuição dos mortos e feridos no trânsito.
De acordo com o analista de Trânsito e pedagogo do Detran, Jacob de Oliveira, os CFCs do RN participaram ativamente da campanha como mais um braço de divulgação para o fortalecimento da conduta correta do motorista no tráfego. As atividades abrangeram abordagens dentro das salas de aulas dos CFCs, como também em ações realizadas junto ao público externo, ou seja, em escolas e nas comunidades próximas.
“A importância dessas ações é o efeito de multiplicar que ela carrega, ou seja, não fica restrita apenas aos órgãos do sistema de trânsito, ela chega onde deve chegar que é no cidadão, no aluno em processo de formação que fará uso em suas práticas no trânsito”, destacou o responsável pelo apoio pedagógico aos CFCs, Jacob de Oliveira.
Este ano, a campanha Maio Amarelo trabalhou o tema “Nossas Escolhas Salvam Vidas”. A cor amarela, que no semáforo é utilizada para chamar atenção tanto dos motoristas quanto dos pedestres, foi a escolhida para simbolizar a atenção necessária para a campanha.
O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seu objetivo é contribuir para a diminuição desses índices. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde pública. O material digital de divulgação da campanha pode ser baixado no site oficial: https://www.onsv.org.br/maioamarelo.