Foi assunto de discussão na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (28), a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. A indicação foi do vereador Júlio Filho (MDB) que contextualizou que para a Secretaria compete propor e conduzir a política de defesa social do Município, com ênfase na prevenção da violência e realização de programas sociais.
De acordo com o vereador ainda compete a Secretaria promover a gestão dos mecanismos de proteção do patrimônio público municipal e de seus usuários, com aplicação de tecnologia avançada; Implementar, em conjunto com os demais órgãos envolvidos, o Plano Municipal de Segurança; Atuar, na política de prevenção e combate às drogas, através de agentes multiplicadores, na orientação escolar, na elaboração de estatísticas e sugestões pertinentes, tudo em conformidade com as disposições da Legislação Federal; dentre outras atribuições.
É importante destacar que esta secretária deve trabalhar em conjunto com as Policias Civil – Militar, Policia Rodoviária Federal , Ministério Público e com a comissão representantes dos bairros e da cidade.