O Ministério da Educação prorrogou para o dia 2 de junho o prazo final para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre do Fies, Fundo de Financiamento Estudantil. O prazo original era nesta quinta-feira, dia 18 de maio.
Do dia 21 de março, quando começou o processo, até agora, o ministério já fez sete chamadas de candidatos em lista de espera do Fies. A prorrogação atende solicitações de estudantes interessados em financiar os seus estudos.
O Edital nº 5, que define essa nova data para o encerramento da convocação, foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.
Segundo o Mec, a lista de espera do Fies é aberta quando uma vaga que havia sido destinada para outro candidato, durante convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada naquela ocasião.
Em 2023, o Fies oferece 112 mil 168 vagas e aquelas que não forem ocupadas na edição do primeiro semestre poderão ser ofertadas, novamente, no processo seletivo do segundo semestre deste ano.
O Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas. Podem se inscrever no Fies, candidatos que tenham participado do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, a partir da edição de 2010, e tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.