O Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), realiza um curso de extensão para promover uma formação básica sobre a temática de museus. Com o título Iniciação à museologia do Museu do Seridó, o curso começa no dia 22, com encontros no MDS às segundas-feiras, das 13h30 às 17h. As inscrições são feitas pelo preenchimento deste formulário.
O curso é destinado aos discentes do Ceres e ao público externo que tenha interesse no assunto ligado à museologia. Os encontros serão ministrados pelo historiador do Museu do Seridó, Tiago Tavares e Silva, e têm como objetivo central o rompimento da barreira do senso comum acerca dos museus e da museologia, necessidade concreta para o bom desempenho das atividades museais, marcadas pela interdisciplinaridade.
A ação contempla questões relativas ao debate contemporâneo da área e temas explorados em todo o mundo, mas também se dedica ao entendimento do que é o Museu do Seridó. O curso pretende, ainda, abordar qual é o papel do MDS no desenvolvimento cultural e social da região, seja em pesquisa, turismo, comunicação, educação não-formal, auxílio na educação formal, preservação ou satisfação pessoal.
Dividido em oito módulos, discutirá as seguintes temáticas: Origens dos museus e da museologia; Museologia contemporânea; Universidade; Museu do Seridó/UFRN; Conservação preventiva e acervo; Exposição; Educação em museus; e Museologia no mundo virtual.
O Museu do Seridó tem como missão pesquisar, preservar e comunicar as identidades culturais do Seridó potiguar, de modo a fomentar o desenvolvimento científico, educacional, artístico, social e turístico da região. Busca também promover a formação e reflexão crítica de forma a contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania.