O Ministério do Turismo atualizou nesta quarta-feira (17) o Mapa do Turismo. Agora são 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país.
Entre as regiões, a Sudeste e a Sul foram responsáveis por registrar mais da metade dos municípios com os dados atualizados no sistema. Quanto aos estados, o Espírito Santo contabilizou quase 90% de todas as cidades inseridas no Mapa, seguido pelo Rio de
Janeiro e Rio Grande do Sul, com mais de 75% dos municípios, em cada estado. No Nordeste, Alagoas e Sergipe registraram os maiores percentuais de cidades inseridas. Já no Norte, Acre e Roraima puxaram os índices na região.
Segundo o Ministério, o mapa é importante para orientar a definição de políticas públicas para o setor e, com isso, ampliar a oferta turística em todo o país. Desde o ano passado, a plataforma está disponível durante todo o ano para o cadastro de novos destinos.
Para fazer parte do Mapa do Turismo, as cidades interessadas devem observar os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021. Além disso, o município precisa ter uma secretaria ou departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur entre outras medidas.