A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou na tarde desta segunda-feira, 26 de abril, o lançamento da Plataforma Nosso Futuro Comum (PNFC). A iniciativa teve origem na ação de pesquisa e extensão do Instituto Humanitas de Estudos Integrados (IH-UFRN), com o intuito de articular a problemática ambiental e os dilemas civilizacionais aos estudos e reflexões das ciências humanas.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, lembrou que a ação é fruto da parceria dos professores e pesquisadores da instituição de ensino, do grupo Klimapolis (Alemanha-Brasil), além de profissionais da Organização das Nações Unidas (ONU). Com essa iniciativa, a UFRN cumpre a função de colocar à disposição da sociedade um acervo de conhecimentos que visa melhorar a vida no planeta. O gestor citou o compromisso da Universidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, os quais estão presentes no Plano de Gestão 2019-2023 e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2029), reforçando a “necessidade de trabalharmos solidariamente pela preservação da pátria comum, o planeta terra”.
Para o diretor do Instituto Humanitas, Alípio de Sousa Filho, a Plataforma visa integrar pesquisa, ensino e extensão no âmbito ambiental, reunindo assuntos pertinentes à sustentabilidade da vida humana. Já o coordenador da PNFC, Orivaldo Pimentel Lopes Junior, reforçou que o sentimento de urgência sobre a preservação do meio ambiente foi a principal questão levada em consideração para criação do projeto, que foi construído sob os pilares da pesquisa, política e propagação.
Membro da coordenação da PNFC e do grupo Klimapolis (Alemanha-Brasil), Judith Hoelzemann, abordou sobre a importância de investigar ações para mitigar os efeitos climáticos, preservando a qualidade do ar e da água em ambientes urbanos. Outro integrante da PNFC e ex-funcionário da ONU, Heitor Matallo, considerou que a Plataforma tem como valores a responsabilidade com gerações futuras, o enfoque ecocentrista, a inovação metodológica e científica dos estudos transdisciplinares e a contribuição para o entorno com soluções sustentáveis.
A Plataforma Nosso Futuro Comum (PNFC) é um projeto do IH-UFRN. Sem fins lucrativos ou vinculação com partidos políticos ou empresas, o projeto tem o objetivo de abordar pautas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O evento virtual de lançamento pode ser conferido no Canal Instituto Humanitas – UFRN, no Youtube.