A Barragem de Pau dos Ferros, no Oeste Potiguar, atingiu a marca de 94% da sua capacidade nesta terça-feira (02). O reservatório é capaz de armazenar mais de 51 milhões de metros cúbicos de água, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).
Faltando pouco mais de 30 centímetros para transbordar, a sangria, que não acontece há 14 anos, é aguardada pela população. Contudo, a possibilidade de as águas verterem também acendem um alerta.
Desde o último mês, a prefeitura do município está elaborando um plano de contingência para os riscos gerados pela cheia do reservatório. A Defesa Civil está acompanhando a situação de perto.
Atualmente, 10 reservatórios monitorados pelo Igarn estão com 100% da capacidade: Mendubim, em Assú; Pataxó, em Ipanguaçu; o açude público de Riacho da Cruz; Flechas, em José da Penha; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Apanha Peixe, em Caraúbas; e os açudes públicos de Pilões e Encanto.