O Hospital Geral Dr. João Machado está em processo de modernização e inovação da gestão de seus processos, contratos e estoques. A novidade é fruto de um convênio do Governo do Estado, através do HGJM com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC).
O projeto intitulado modernização e inovação na gestão de processos, contratos e estoque do Hospital Geral Dr. João Machado com uso da ferramenta BPM e a metodologia MCDA é desenvolvido pela equipe do departamento de Engenharia de Produção da UFRN, e utiliza ferramentas e metodologias específicas para promover uma série de melhorias nos processos de trabalho da unidade, que irão possibilitar economicidade, eficiência, agilidade e inovação.
O diretor administrativo-financeiro, Herbert Araújo, reforçou a importância de projetos como esse para o avanço e profissionalização dos serviços de saúde e públicos em geral: “É extremamente gratificante ver a evolução de um projeto como esse e principalmente fazer parte dele. Com pouco mais de três meses já podemos colher os frutos da melhor organização processual, com redução de tempo das atividades, melhor distribuição do trabalho e consequentemente melhor prestação do serviço maior de um hospital, que é cuidar de vidas”.
A diretora geral, Leidiane Queiroz, explica que foi feito um mapeamento e diagnóstico situacional, algumas intervenções já estão em andamento, inclusive apresentando resultados: “Já começamos a galgar os primeiros resultados, com engajamento da equipe, melhor gestão dos nossos estoques e melhoria na prestação dos serviços”.