As escolas da rede estadual de educação estão passando por uma importante mudança. Até julho, todas as unidades contarão com Internet de banda larga, permitindo que os estudantes e professores possam realizar pesquisas, estudos e aulas virtuais com uma velocidade de conexão maior. Essa ação, denominada Geração Conectada, é fruto do investimento de R$ 62,5 milhões feito pelo Governo do RN no âmbito do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP).
Para que a Internet chegue às escolas, todo o serviço de instalação de rede e de equipamentos foi iniciado, começando pelas unidades de ensino da Grande Natal. Além da velocidade, as escolas receberão pontos de acesso para a distribuição da conexão via rede Wi-Fi em todos os ambientes de convivência, salas de aula e bloco administrativo.
“As escolas terão acesso a uma velocidade mínima de 60Mbps, podendo ser ampliado essa velocidade de acordo com a localidade”, explica Firmino Neto, coordenador do Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). Em artigo, a empresa multinacional de serviços online Google explica que com essa velocidade é possível assistir a vídeos em plataformas de streaming, como YouTube, em alta definição, sem interrupções ou telas de carregamento. As videoconferências, como as realizadas no Zoom, Google Meet ou Skype, poderão ser realizadas com qualidade de imagem e som, sem interrupções ou quedas de conexão.
Todo esse trabalho é realizado pela empresa licitada pela SEEC. Uma equipe do Grupo de Processamento de Dados acompanha todos os serviços prestados pela empresa para garantir que eles sejam cumpridos de maneira integral, conforme estabelecido em contrato.
“Essa é uma das ações mais importantes do PNEP. O Geração Conectada vai permitir a rede estadual tenha acesso à internet com qualidade e segurança. Em nossas escolas, e no seu entorno, será possível baixar arquivos, como filmes, jogos educativos e softwares, em poucos minutos, além de navegar por aulas, fazer pesquisas, aprimorando ainda mais a aprendizagem. Uma medida importante que a gestão da governadora e professora Fátima Bezerra torna realidade e que fará a diferença para mais de 200 mil estudantes e suas famílias”, destaca a secretária Socorro Batista, titular da SEEC.
O Geração Conectada prevê a escola como um centro de conectividade para a educação e que ela será interligada ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). A gestão segura da rede permitirá criar pontos de conectividade em comunidades e praças para o uso público estudantil. A gerência da solução de dados e da solução de acesso sem fio será unificada numa mesma plataforma ligada à sede da SEEC.
Governo expande telemedicina para serviço de atendimento domiciliar
O Governo do Estado segue ampliando o alcance do programa de telemedicina no Rio Grande do Norte. As equipes do serviço de atenção domiciliar (SAD) dos hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel, Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), Giselda Trigueiro e Regional Deoclécio Marques de Lucena receberam, cada um, aparelhos para eletrocardiograma (ECG) e “smartphones” que irão agilizar o atendimento aos pacientes assistidos por meio do sistema de telemedicina.
A ação contempla 251 pacientes que são atendidos pelos SAD’s dos hospitais, sendo 84 do Walfredo Gurgel, 66 do Giselda Trigueiro, 61 do Deoclécio Marques e 40 do Santa Catarina, e agora contam com ECG no acompanhamento clínico. A novidade agrega à assistência um melhor prognóstico dos pacientes, melhorando as condições de traçar uma evolução do tratamento no domicílio.
As equipes passaram por uma capacitação junto ao programa de telemedicina da Sesap para realizar a conexão rápida. O equipamento realiza o ECG, que é transmitido pelo profissional do SAD a central de telemedicina. O resultado é lido pelo médico especialista, que emite o laudo e devolve o exame ao profissional da origem em até 15 minutos. Com o resultado, se necessário ainda é possível requisitar uma segunda opinião médica especializada.
O programa de telemedicina da Sesap funciona há 12 anos e hoje se faz presente em unidades de saúde nos 167 municípios do estado, com aparelhos de ECG portáteis em conexão com a central.
O ECG serve para o diagnóstico de irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, infarto em situações emergenciais, doenças genéticas, doenças transmissíveis, entre outros. Além disso, o exame também serve para monitorar dispositivos implantados no coração, como marca-passos.
O serviço de atenção domiciliar dá ao paciente um cuidado em conexão com a estrutura familiar, além de evitar hospitalizações desnecessárias e diminuir o risco de infecções. Assim, a Sesap também melhora a gestão dos leitos, combatendo a superlotação, diminuindo a espera por vagas e racionalizando o uso dos recursos.