A causa animal foi debatida em audiência pública na noite desta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Caicó, dentro da perspectiva do Abril Laranja.
Proposta pelo vereador Diogo Silva, o debate contou com a participação dos secretários Gedson Santos (Saúde), Mateus Costa ( Infraestrutura), Joseane ( Meio Ambiente), além de representantes das ONGS Ampara e ACAPAM, protetores de animais, Polícia Ambiental, o promotor do Ministério Público Geraldo Rufino, além de outros convidados.
Caicó hoje tem atualmente 9.541 cães e 8.683 gatos. A audiência foi aberta com a explanação da jornalista Andrea Pilar que faz parte da produtora Okearo e da série SOS Animal que desenvolve um projeto de suma importância em várias cidades do Brasil e que se colocou à disposição para ajudar no processo de implantação do projeto em Caicó.
Representando a ACAPAM a Isabel Larissa sugeriu que a Prefeitura de Caicó crie um abrigo transitório para se recuperar da castração.
O mestre em zootecnia Dilermano Simoes falou sobre o trabalho que é desenvolvido no Abrigo Municipal e os encaminhamentos que são feitos por lá.
O vereador Andinho Duarte destacou em sua fala que a Casa Legislativa tem sempre debatido a causa animal, inclusive com a aprovação de leis como a da proibição do abandono animal.
O capitão da Polícia Ambiental, Rafael Vitor, falou da importância de uma educação nas escolas sobre o abandono para que o trabalho inicie dentro de casa.
O secretário municipal de Saúde Gedson Santos fez uma retrospectiva de como estava e o que a gestão tem feita pela causa animal. Pediu inclusive que todos possam ser correntes na busca por trazer o curso de medicina veterinária para a cidade.
O promotor de justiça do Ministério Público, Geraldo Rufino, destacou a importância de se criar uma comissão para lutar em conjunto com a Câmara, Justiça, OAB, Governo e outras entidades para trazer o curso de medicina veterinária.
O vereador Veranilson Pereira defendeu a formação de uma Frente Parlamentar e um calendário de atividades para o tema.