O prefeito de Natal, Álvaro Dias, se encontrou com a diretoria de licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília para discutir o licenciamento da drenagem e engorda da praia de Ponta Negra. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), responsável pelo licenciamento da obra, também foi convidado a participar.
O objetivo da reunião foi alinhar tecnicamente os órgãos federais e estaduais para acelerar o processo de licenciamento, visto que a obra é de grande importância para a cidade. A engorda da praia evitará o processo erosivo do Morro do Careca, o principal cartão postal da cidade, além de impulsionar o turismo e a economia da região. Estiveram presentes na reunião o prefeito Álvaro Dias, secretários da Semurb, Seinfra e de Planejamento, o diretor do Idema e técnicos do Ibama.
A engorda será feita utilizando uma jazida de areia submersa localizada na altura do Farol de Mãe Luiza, com material adequado e transportado por uma draga de sucção. A areia será depositada em trechos de 200m em 200m de praia, que ficarão interditados durante o processo de nove meses para conclusão dos serviços. Depois, será realizada uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores.