Cerca de 150 filhotes de tartarugas foram soltos na tarde deste sábado (22) e devolvidos ao habitat natural na praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal.
A ação foi promovida pela Organização “Oceânica – Pesquisa, Educação e Conservação” e acompanhada por dezenas de banhistas.
Apenas na praia de Búzios, de acordo com a organização, há cerca de 200 ninhos sendo monitorados. Entre novembro e julho – durante a temporada reprodutiva das tartarugas, são feitas entre 2 e 3 desovas com cerca de 150 ovos depositados. A partir deste momento é iniciado o monitoramento.
“A gente encontra os ninhos pela manhã, cerca, marca, georeferencia, tudo direitinho e a tarde a gente está fazendo algumas transferências, quando é necessário, quando os ninhos estão ameaçados por algum fator, e também a gente acompanha todos os nascimentos”, explicou a coordenadora de monitoramento de tartarugas da Oceânica, Jéssica Paiva.
“A gente aqui tem um problema muito sério de fotopoluição, que são as luzes das casas, da pista, dos condomínios, então a gente precisa acompanhar ninho por ninho. E nessa temporada a gente já tem quase 200 ninhos aqui nessa praia de 4,5 km. Então é bastante trabalho”, completou.
A data escolhida, 22 de abril, foi em referência ao dia da terra.
“A gente tenta sempre buscar essas datas pra promover esse tipo de evento, gerar um pocuo de conscientização ambiental, fazer com que as pessoas reflitam sobre a sua postura, sobre os seus padrões de consumo, postura em relação a geração de resíduos”, explicou a presidente da Oceânica, Maiara Menezes.
A soltura das tartarugas teve ainda atividades educativas e culturais. Entre as atividades, esteve um mutirão de limpeza da praia junto aos banhistas. Os resíduos recolhidos são separados, classificados, pesados, e encaminhados para o descarte adequado.