Nesta última semana o Projeto Trapiá Semente esteve realizando oficinas em seis municípios do Seridó, ministradas pelo professor de música Aglailson França. Intitulada de “O Som de Cena” a oficina esteve em Acari, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Equador.
Estes municípios que receberam a oficina O Som de Cena, são os que integram o projeto desde 2022. Passaram pelas fases de Semear, Regar, Florescer e agora estão na fase Cultivar, tendo conhecimento sobre criação do ambiente musical nas cenas.
“A oficina O Som da Cena surge depois do espetáculo pronto, porque a trilha sonora vem no final; costurando as cenas, dando mais sentido a história que será contada no espetáculo” diz o professor Aglailson França.
Aglailson é graduado em Música e já desenvolveu trabalhos de sonoplastia com a Trapiá Cia Teatral, em 2014, criando a trilha sonora de filmes. Nas oficinas os sons são criados a partir de instrumentos, mas também de materiais recicláveis e de sons a partir do próprio corpo, como um estalar de dedos. “Produzimos sons de chuva, de trovão, criamos um ambiente. É um ponto de partida para eles começarem a produzir as melodias que vão costurar todo o espetáculo deles”, explica Aglailson.
Agora o projeto Trapiá Semente conta com 11 municípios, sendo seis na fase Cultivar, porque vivenciaram outras fases ano passado, e cinco novos municípios que ingressaram neste ano e estão nas fases iniciais do projeto: Semear, Regar e Florescer.
Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá, com produção da Mapa Realizações Culturais, patrocínio do Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. Conta com apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes. Por jornalista Anna Jailma