Liberados 44 defensivos agrícolas para uso imediato pelos agricultores

O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária liberou o registro de 44 defensivos agrícolas que já podem ser usados pelos agricultores. Desse número, sete são considerados de baixo impacto. Há ainda cinco produtos liberados para uso na agricultura orgânica.

A lista com todos os defensivos foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13).

Segundo o departamento, os produtos fitossanitários aprovados para a agricultura orgânica foram registrados com base em Especificação de Referência. Os produtos com esse tipo de registro podem ser usados em qualquer cultura e são indicados tanto para os cultivos orgânicos, quanto para os convencionais.

Os produtos de baixo impacto, além de serem eficientes do ponto de vista agronômico, apresentam baixo ou nenhum impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente. O departamento informou ainda que uso desse tipo de insumo vem ganhando cada vez mais espaço na produção agrícola brasileira.

Somente neste ano, foram registrados 66 defensivos agrícolas, sendo 15 de baixo impacto com nove deles autorizados para agricultura orgânica.

O departamento informou ainda que todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *