Servidores públicos capacitados na área de Tecnologia da Informação (TI) é o resultado de uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), e o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN. O acordo, firmado ainda em 2021, viabilizou a oferta de uma turma exclusiva do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e que tem como propósito, a partir do aperfeiçoamento técnico dos servidores, o desenvolvimento de um novo sistema de folha de pagamento para o Executivo Estadual, mais moderno, eficiente e inovador.
Os servidores do RN que integram o Programa de Residência em TI do IMD/UFRN participam de curso de pós-graduação, com duração de 24 meses. Nesta segunda-feira (10), os avanços alcançados durante pouco mais de um ano da capacitação em andamento foram apresentados em reunião com o secretário estadual da Administração, Pedro Lopes.
“O Instituto Metrópole Digital possui profissionais qualificados para contribuir com os nossos servidores a desenvolver um sistema eficiente e promissor no que se refere à gestão da folha de pagamento do Governo do Estado. Acredito que os resultados dessa parceria serão bastante positivos”, disse o titular da Sead.
O novo sistema de folha de pagamento em desenvolvimento deve ser integrado ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que busca modernizar o cumprimento das obrigações acessórias unificando o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de forma totalmente digital. Outras melhorias no tocante à segurança dos dados e capacidade de armazenamento também serão implantadas.
A reunião contou com a presença do subsecretário de Recursos Humanos, Carlos Cerveira; do coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Everton Mira; do analista de sistemas, Adriano Motta; e de representantes do IMB, os professores Eiji Adachi, coordenador do Programa de Residência em TI; Taniro Chacon, coordenador adjunto; Jair Cavalcanti, diretor de Projetos; e a técnica Shirley Feitosa. Na ocasião, foi concordada ainda a prorrogação do acordo de cooperação firmado entre as instituições após sua vigência atual, de modo a dar continuidade à parceria relacionada à capacitação dos servidores públicos estaduais.
Programa
A Residência em TI enquadra-se na categoria de pós-graduação lato sensu e é caracterizada pela formação teórica combinada com a prática em ambientes de tecnologia. Desse modo, o objetivo do curso é qualificar profissionais através de atividades de capacitação e de sua inserção em ambientes e projetos reais, visando também a integração com o mercado de trabalho e o fomento à inovação em diferentes setores e organizações.
Os servidores públicos do RN selecionados para a especialização, após concluírem o curso, atuarão no desenvolvimento e implantação de um sistema próprio de gestão da folha de pagamento do Governo do Estado. A participação dos agentes públicos estaduais é custeada pela Sead, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal do Estado (Fundespe).