Assim como o Papa Francisco, em Roma, lavou os pés de adolescentes privados de liberdade, os socioeducandos do Casemi Santa Delmira, em Mossoró, participaram de celebração cristã semelhante durante a Semana Santa. O seminarista Pedro Vítor realizou, na Quarta-feira Santa, 5 de abril, visita à unidade de semiliberdade, vinculada à Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN).
Segundo a tradição religiosa, a cerimônia de lava-pés lembra o que Jesus Cristo fez com os seus apóstolos na última ceia, antes de ser preso e crucificado em Jerusalém.
“Pediram uma fala sobre a Páscoa. E eu resolvi fazer uma pequena celebração lembrando aquela última ceia de Jesus com seus amigos. Então, fui até os jovens celebrar a Páscoa e lavar os seus pés, assim como Jesus fez”, contou o religioso, ressaltando que o gesto simboliza doação ao outro.
“Cristo disse ‘Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida, pela salvação de todos.’ É esse o gesto, de humildade, de simplicidade, de amor e de acolhida, ao diferente, a quem precisa, a quem é mais vulnerável.”, concluiu Pedro, que também teve os pés lavados por um dos adolescentes.
Os servidores do Casemi também participaram da celebração e promoveram diferentes atividades durante toda a semana em alusão à data. Houve oficina de artesanato para confecção de coelhos de pelúcia e mural com o tema “O verdadeiro significado da Páscoa” e ainda oficina de ovos de chocolate.
“A atividade religiosa trouxe reflexões acerca de união, partilha, solidariedade, empatia, serviço ao próximo. Foram dias intensos. A participação dos socioeducandos e dos funcionários fez ser possível a concretização desses momentos singulares e de grande relevância.”, destacou a gerente da unidade, Priscila Verena.