As dez unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) receberam atividades de sensibilização para as oficinas do Programa Arte e Cidadania, com a coordenadora Camille Carvalho. O trabalho, que começou em janeiro deste ano, foi concluído no sábado (1º), no Case Pitimbu, envolvendo 22 adolescentes, divididos na ocasião em quatro turmas.
Camille conta que abordou os cinco sentidos, com exercício de apreciação musical: “Pedi que ficassem em posição confortável, iniciando com sensibilização auditiva, seguida de exercício de yoga, respiração, alongamento e nova audição da música.”
O momento inicial teve o objetivo de preparar os socioeducandos para o projeto que contempla as áreas de teatro, música, artes visuais, dança e artesanato. Além de realizar a dinâmica em grupo, Camille deu orientações sobre as oficinas que chegam às unidades na segunda quinzena de abril.
“Nas oficinas de sensibilização, eles podem relaxar, expressar o que sentem, exercitar a escuta, outros sentidos. É sempre maravilhoso. Sempre respondem muito bem, conseguem trazer memórias, referências positivas do que já viveram lá fora e acessam um lugar de criatividade dentro dessas oficinas”, resume.