O Banco do Brasil informou que vai voltar a operar, imediatamente, a linha de crédito consignado INSS, após as definições divulgadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
O Banco do Brasil entende que as novas regras conciliam a remuneração adequada da linha com a oferta de crédito condizente com as necessidades financeiras de seus clientes.
Já a Caixa Econômica anunciou, através de nota, que aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS em atendimento à recomendação do Conselho Nacional de Previdência Social para retomar a oferta do crédito consignado aos beneficiários do INSS.
A CAIXA reforça seu compromisso de se posicionar entre as melhores taxas de mercado, retomando as concessões com a taxa média de 1,87% a.m., abaixo do teto recomendado. A retomada da oferta pela CAIXA será feita imediatamente após a publicação da Instrução Normativa no Diário Oficial da União .
O Conselho de Previdência define novos tetos para consignado do INSS. O limite para o empréstimo com desconto em folha será de 1,97%, enquanto a modalidade via cartão de crédito será de 2,89%.
Segundo o Ministério da Previdência Social, os números foram definidos com base em estudos dos ministérios, Banco do Brasil e Caixa sobre as operações de crédito.
O crédito Consignado INSS está disponível para todos aposentados e pensionistas.