O vereador Diogo Silva propôs na sessão desta quarta-feira (24) a criação de um Hospital de Campanha para o tratamento da COVID-19, devido ao aumento no número de internações no Hospital Regional do Seridó, referência no tratamento ao vírus. Diogo disse que não quer amedrontar a população, mas precisamos estar preparados para todas as situações, principalmente um possível colapso na saúde do município.
É importante informar que nos hospitais de campanha trabalham equipes multiprofissionais da saúde, como enfermeiros e médicos, o que prevê desde atendimentos de emergência até internações mais leves, além de exames laboratoriais e de imagem. Isso significa que esses profissionais têm a sua disposição, inclusive, medicamentos necessários para o controle de sintomas e infecções oportunistas.
O que é e para que serve?
Hospital de campanha é uma unidade hospitalar móvel, ou seja, pode ser construída em diferentes locais e depois desmontada. Com funcionamento temporário, essas unidades cuidam de pessoas atingidas por situações de emergências e calamidades públicas, como é o caso da pandemia da COVID-19, e garante que seus pacientes possam ser transferidos para centros de mais completos de saúde, caso necessário.