Na quinta-feira (23), aconteceu a 8ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.
O evento promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, dar direito ao participante de definir as prioridades da cidade na etapa municipal, com pessoas vinculadas ao Sistema Único de Saúde, usuários, gestores e prestadores de serviços que formaram quatro eixos e discutiram as temáticas, trocando ideias.
(Eixo 1 – O Brasil que temos, o Brasil que queremos. Eixo 2 – O Papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas. Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Eixo 4 – Amanhã vai ser outro dia para todos, todas).
Ao final da tarde, foram apresentadas as propostas de cada grupo, que serão levadas à etapa final da conferência estadual de saúde.
A Secretária Municipal de Saúde, Francisca Lopes, ressaltou a importância do debate: “Momento ímpar para mobilizarmos e estabelecermos diálogos com a sociedade e profissionais de saúde, para que possamos buscar melhorias na saúde do nosso município”, finalizou.
Estiveram participando do evento, o Prefeito, Joaquim de Medeirinho, a Vice-Prefeita, Elismária Catarina, o Representante do Legislativo e Presidente da Câmara, Itan Lobo, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Erivam, a Diretora da Unidade Mista De Saúde, Gabriela Layse, os Servidores Públicos e a Sociedade Constituída.