O Museu do Seridó (MDS) promove nesta quinta-feira, 27, um bate-papo cultural em alusão ao Dia do Poeta, comemorado originalmente no último dia 20. Com o tema Poesia no Seridó, o momento conta com a participação do poeta, cordelista e declamador caicoense Edcarlos Medeiros e do também poeta, professor e escritor Theo Alves. A transmissão acontece a partir das 19h no canal do Museu do Seridó no YouTube, com inscrições durante o evento. Ao final da programação, os participantes receberão um certificado de duas horas.
A atividade busca promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia ao redor do mundo. De acordo com a coordenação do projeto, uma das missões do Museu é fomentar o desenvolvimento da região nas mais diversas áreas, entre elas a artística. “A poesia é uma das mais belas artes que o homem produz, em nossa live pretendemos refletir sobre a poesia e os poetas seridoenses e como a arte é fundamental para o desenvolvimento da nossa identidade”, disse Laise Vitória de Figueiredo Souza, estudante que integra a equipe produtora do evento.
O cordelista Edcarlos Medeiros já publicou 16 títulos de cordel, sendo o mais popular Mais amor na humanidade. Da escola dos poetas Antônio Francisco, Patativa do Assaré e João Batista de Siqueira (Cancão), Edcarlos gosta de abordar temas sociais, principalmente referentes à rotina do povo sertanejo. Sua experiência e a forma peculiar como vê os fenômenos da vida é o que marca sua intervenção no mundo.
Theo Alves é um dos poetas e escritores que marcam a nova geração de autores potiguares. Autor de quatro livros de poesia (Pequeno Manual Prático de Coisas Inúteis, A Máquina de Avessar os Dias, Doce Azedo Amaro e Caderno de Anotações Breves e Memórias Tardias), lançou em 2020 o livro de contos Por Que Não Enterramos o Cão? e, posteriormente, um de crônicas intitulado A Cartomante que Adivinha o Presente. O trabalho de Theo já foi reconhecido por prêmios literários.
Mais informações sobre o evento dedicado aos poetas e à poesia podem ser requisitados via museudoserido.ufrn@gmail.com ou pelo WhatsApp (84) 99229-6575.
O Museu
Inaugurado em 1968, o Museu do Seridó tem como missão pesquisar, preservar e comunicar as identidades culturais do Seridó potiguar, de modo a fomentar o desenvolvimento científico, educacional, artístico, social e turístico da região. Também atua promovendo formação e reflexão crítica, de forma a contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania.