Museu do Seridó realiza minicurso sobre inovações na divulgação digital

O Museu do Seridó (MDS), da UFRN, realiza minicurso com objetivo de promover a iniciação ao uso do softwareFigma, um programa de edição para auxiliar na inovação e nas formas de produção gráfica. Intitulada Pensando com Figma, a ação acontece no próximo sábado, 8, a partir das 13h, via Google Meet. O evento é gratuito e destinado, especialmente, a estudantes que atuam em museus vinculados à UFRN e a produtores gráficos.

Conduzido pelo designer Rodrigo Araújo, o minicurso objetiva trazer formação contínua para as equipes de comunicação dos museus da Rede Universitária de Museu (Rumus/UFRN), que são compostas, em grande parte, por bolsistas que possuem habilidades na área, no entanto, nem todos são graduandos em Design Gráfico. Pensando com Figma visa, também, investir na formação para que todas as unidades se atualizem e alcancem o potencial de adaptação, auxiliando as equipes no trabalho de comunicação e divulgação das ações de cada unidade museológica.

A coordenadora do curso e diretora do MDS, Vanessa Spinosa, esclarece que a ação é essencial, pois cada bolsista ou pessoa que atua no setor de design vai adquirir uma alternativa para a produção dos seus trabalhos e projetos que vão além do museu e da própria Universidade. Ainda segundo sua perspectiva, o minicurso garante mais uma missão, que está relacionada aos aspectos de cada museu universitário, pensando na atuação com o ensino, a pesquisa e a extensão. “O Figma acaba sendo uma alternativa importante, já que é gratuita e é uma plataforma online, que dispensa o uso de licenças pagas, o que muitas vezes dificulta a execução do trabalho das equipes dentro da Universidade”, complementa.

Ao ser questionada sobre a idealização do minicurso, a coordenadora explica que surgiu de uma demanda real. “O Figma é uma plataforma nova, que resolve vários problemas do nosso cotidiano, que estão relacionados com a alta rotatividade de bolsistas e muitas vezes não temos a possibilidade de estar construindo coletivamente, por exemplo, as peças e produções gráficas do design. Enxergamos essa plataforma de design como uma maneira de amenizar essas problemáticas”, pontua.

Vanessa Spinosa ainda complementa sobre a importância dessas atividades para os museus: “Vai ser útil para o Museu do Seridó, porque ganhamos mais um espaço de produção de objetos de mídia e de comunicação. A partir de seu uso, perceberemos quais são as potencialidades e assim trabalharemos em como deveremos seguir otimizando a comunicação para o nosso público”.

Sobre o Figma

Trata-se de um editor online de design gráfico, que possui o foco no desenvolvimento de áreas gráficas, garantindo ao usuário atuação com ênfase colaborativa. A ferramenta permite que uma equipe de designers tenha acesso simultâneo e que trabalhe em cima de um mesmo projeto ao mesmo tempo, com o objetivo de facilitar a vida de profissionais em em diversas localidades diferentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *