Monumentos depredados de Natal passam por restauração

Dois dos principais monumentos da cidade de Natal estão em processo de restauração: a estátua da Praça Pedro Velho e o Monumento à Independência, ambas localizadas na Zona Leste de Natal. O prazo estabelecido para entrega é de 90 dias, mas pode se estender caso seja necessário.

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado dia 17 de agosto, os monumentos ainda perecem sob os efeitos do tempo. Para a escolha dos artistas, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) abriu seleção para submissão de portfólios e foi escolhido o artista plástico Eri Medeiros para restauração.

Ele fez a colagem de uma das partes da peça da Praça Pedro Velho, que chegou a sofrer uma tentativa de furto em julho deste ano e, segundo ele, o próximo passo é a limpeza. Enquanto isso, a imagem do primeiro governador do Rio Grande do Norte perece exibindo diversas pixações e uma cor cinza esverdeada que nada se parece com bronze no qual foi esculpido. De acordo com o site da Prefeitura de Natal, a praça inteira irá passar por uma requalificação envolvendo várias secretarias. Ainda não foram divulgados os prazos nem valores das obras relativas à praça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *