O Projeto Trapiá Semente que divide-se nas etapas “Semear, Regar e Florescer”, vivencia a etapa Regar em seis municípios do Seridó: Acari, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Equador.
Depois da fase Semear, com apresentação do espetáculo Menino Pássaro da Trapiá Cia Teatral e workshops de iniciação teatral, os municípios estão na fase Regar com os grupos de crianças e adolescentes. Currais Novos, Acari, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas já receberam as oficinas de bonecaria, com a confecção de bonecos, fazendo uso de material de reciclagem, e agregando alunos e professores do município na aprendizagem, como forma de multiplicar o conhecimento.
Equador e Parelhas terão Oficina de Bonecaria com 08 horas/aula, dividido em dois dias, sendo Equador dias 21 e 23 de julho, e Parelhas, dias 20 e 22. A Oficina de Bonecaria possibilita o conhecimento sobre a confecção de personagens para o espetáculo, e mobilidade dos bonecos, dando mais ludicidade a aprendizagem.
A oficina “Aulão de Criação de Cena” promove a adequação do conhecimento
ao espetáculo, criando cenas conforme o roteiro. O próximo município que será visitado pelo Aulão de Criação de Cenas, é Carnaúba dos Dantas, com o grupo Floração, dia 21 de julho.
“O foco é criar cenas pensando na montagem do espetáculo de cada município, estimulando o grupo na criação de cenas” explica o arte educador Alexandre Muniz que coordena o Aulão de Criação de Cena com os grupos.
As oficinas são ministradas pela equipe da Trapiá Cia Teatral, de Caicó, e da Mapa Realizações Culturais, de Natal, sendo que cada município tem seu arte educador, apto para desenvolver oficinas e orientar a montagem e apresentação do espetáculo. Após este período de Oficina de Bonecaria e Aulão de Cena, os grupos vão passar por oficinas de Direção de Arte.
Todos os grupos já definiram nomes dos grupos, e o roteiro do espetáculo que será apresentado em cada município na culminância do projeto, que corresponde a etapa Florescer: Acari – Grupo Xique Xique, com o espetáculo “A Sete Palmos do meu Acary”, Currais Novos, Grupo Carcará, espetáculo “O Dossiê de São José”, Cruzeta, Grupo de Teatro Flor de Liz e espetáculo ” O Fantasma da Parede do Açude”, Carnaúba dos Dantas, Grupo de Teatro FlorAção e o espetáculo” Abram as janelas”, Parelhas, Grupo de Teatro Girassol, com a peça ” Germinando o Amor na Aridez do Seridó” e Equador, Grupo Cardeal do Nordeste, com a peça “O cão da favela”.
A conclusão do projeto Trapiá Semente vai possibilitar apresentação de seis novos espetáculos na região, através de seis novos grupos de teatro.
O projeto Trapiá Semente é uma realização da Trapiá Companhia Teatral, de Caicó, e Produção da Mapa Realizações Culturais, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern e Governo do RN, pela Fundação José Augusto. Conta também com apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.