Com objetivo de promover a inclusão do pequeno e médio produtor rural nas oportunidades de melhoramento genético do seu rebanho, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) realiza o Leilão da Urna, com animais do seu plantel, nas exposições agropecuárias integrantes do Calendário Exposições Agropecuárias do RN.
Os produtores, a partir de um valor mínimo definido pela Comissão de Leilões da Emparn, realizam seus lances para aquisição de animais do seu plantel – bovino, caprino, ovino, asinino ou muar. Os lances são feitos na Urna que fica no espaço da Emparn no estande institucional do Governo do Rio Grande do Norte- durante o horário estipulado pela organização durante cada evento.
O diretor Presidente, Rodrigo Maranhão, lançou a nova modalidade no início da sua gestão, no ano de 2019. Com o retorno das feiras agropecuárias com o arrefecimento da pandemia, a Emparn retomou a ação no Calendário das Exposições em 2022. “A aceitação da nova proposta de trabalho tem sido muito boa. Com essa modalidade de Leilão, os pequenos e médios produtores tem a oportunidade adquirir um animal com a qualidade e a genética da Emparn, fazendo um lance a partir de um valor mínimo e sem custos adicionais com frete ou comissões tradicionais em grandes leilões”, destacou Maranhão.
Marcos Antônio Tavares, do Sítio Santa Rosa I, localizado em Apodi foi um dos compradores do Leilão da Urna em 2022. Ele adquiriu um tourinho da raça Sindi, durante a I Exposição Agropecuária de Apodi-Expoap, realizada entre 03 e 05 junho. “Aproveitei a oportunidade para comprar um Sindi, melhorar o meu rebanho, tendo em vista ser um touro puro de origem com registro”, comentou Marcos que fez o lance no valor de R$ 6 mil.
Fruto de quase 30 anos de seleção e pesquisas de melhoramento genético, os rebanhos bovinos da Emparn possuem reconhecimento nacional pelo seu valor genético, com alta produtividade e adaptação ao semiárido potiguar.
O Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias do Rio Grande do Norte é uma realização do Governo do RN, por intermédio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (Sape)- que tem a frente o Secretário Guilherme Saldanha- em parceria com prefeituras, associações de criadores e outros parceiros locais. Em 2022, o Circuito já realizou sete (07) das 25 feiras programadas para o ano.