O Sebrae no Rio Grande do Norte e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) vão investir R$ 650 mil para ajudar a concretizar novas ideias de negócios nesses dois segmentos com foco nas temáticas inovação e sustentabilidade.
Com o slogan “Transforme sua ideia em uma ação de desenvolvimento para o Oeste e Seridó potiguar”, as duas instituições promovem dois eventos de lançamento da chamada pública, que vai selecionar 50 projetos inovadores, sendo 25 do setor de moda e a outra metade da cadeia produtiva do turismo. Cada proposta receberá um aporte financeiro de R$ 13 mil para tirar os planos do papel. O edital será lançado amanhã (1º), em Caicó e no dia 2 de junho, em Pau dos Ferros, às 16h.
O lançamento do Edital de Moda e Turismo é uma iniciativa pioneira do Sebrae-RN, em parceria com a Fapern para apoiar projetos voltados para a inovação e sustentabilidade capazes de impulsionar o desenvolvimento das regiões do Seridó e Oeste do Rio Grande do Norte. Apesar de o edital, contendo todas as regras da chamada pública, só estar disponível após o lançamento, o Sebrae adianta que projetos a serem escritos precisam propor melhorias nos produtos ou processos sustentáveis, estabelecimento de novos serviços, modelos de negócios inovadores ou eventos a serem implementados nas duas cadeias produtivas.
Oficinas preparatórias
Além disso, as empresas proponentes do projeto podem estar instaladas em qualquer cidade do Rio Grande do Norte, desde que comprove o CNAE nos dois segmentos envolvidos no edital, porém, o alvo do projeto obrigatoriamente precisa ser as regiões Oeste Seridó do Estado com seus respectivos elementos culturais e patrimônios imateriais. Caso a empresa já esteja instalada nessas duas localidades, a proponente recebe uma bonificação de 10% da sua nota final do processo seletivo.
“Todo pequeno negócio do estado do Rio Grande do Norte, seja Microempreendedor Individual (MEI), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), pode participar do edital. No entanto, as empresas das demais regiões devem vincular seus projetos para a região do Oeste e Seridó. Por exemplo, se uma empresa de moda feminina é de Natal ou do Trairi, ela pode submeter o projeto, de modo que vincule ou se relacione com o a região do Oeste ou Seridó.”, explica Lorena Roosevelt, gerente da unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN.
Para auxiliar os negócios candidatos ao edital, o Sebrae-RN vai realizar oficinas preparatórias no intuito de detalhar as principais regras e exigências do concurso. As capacitações serão realizadas em Currais Novos (8/06), Mossoró (09/06) e Natal (14/06), sempre às 15h, nas Agências Sebrae desses municípios.