Envolvendo atividades e ações de esporte, educação, saúde, agricultura, turismo e meio ambiente, o município de Tenente Laurentino Cruz recebeu no domingo, 30, a equipe do projeto de extensão da UFRN Trilhas Potiguares.
As ações foram iniciadas na segunda-feira, 31, com jogos esportivos, minicursos de tecnologia, artesanato e nutrição de gado, roda de conversa sobre saúde mental, oficina de teatro, visita à unidade básica de saúde da região e atendimento médico. Nesta terça-feira, 1º de agosto, foram programadas vinte e duas ações na cidade.
A equipe, coordenada por Marcos Adler e Washington Sousa, realizou na segunda-feira, 31, uma oficina de tiro com arco e flecha, com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, e um torneio de futsal e de queimada. As atividades foram destinadas aos alunos da Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros.
Para informações sobre saúde, na segunda e terça-feira, foi preparada uma sala de espera na unidade básica de saúde da cidade para atender os moradores que queriam saber mais detalhes acerca de hipertensão e diabetes. Assim, eles foram informados sobre o que são essas doenças, quais os sintomas, como é o monitoramento, qual o cuidado que o paciente deve ter e a importância da adesão ao tratamento para prevenir as complicações. Os atendimentos foram realizados por Larisse Araújo e Raniel Pereira, estudante de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (ECMCM/UFRN) e de Enfermagem da UFRN, respectivamente.
Em sua primeira edição no Trilhas Potiguares, Larisse Araújo também ministrou uma roda de conversa e orientações sobre o cuidado com a saúde para os idosos no CMEI com trinta e seis idosos. Ela conta que está satisfeita com o trabalho realizado no Trilhas Potiguares. “O que fica pra mim é um sentimento de muita felicidade e gratidão por tudo que estamos vivendo aqui. É uma experiência única e diferente. É muito bom sair dos muros da universidade e ter contato com as pessoas. É uma troca muito rica, nós aprendemos muito com eles, e eles aprendem com a gente. Não precisamos usar nada extraordinário para conseguir impactar de forma positiva as pessoas. Isso é uma das coisas que eu acho mais bonitas na extensão”, completa.
Com o objetivo de instigar a criatividade e a imaginação das crianças, aconteceu a oficina de atividades lúdicas nesta terça-feira, 1º. As trilheiras Thaise Medeiros e Raissa Tayane, do curso de Turismo da UFRN, atuaram com alunos do terceiro e do quarto ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Senhora Santana, ajudando os pequenos a produzirem suas próprias histórias.
Os trilheiros também atuaram realizando cursos de guia turístico para pessoas que trabalham na área; oficinas de construção de documento escolar, destinadas ao Conselho da Escola Municipal Senhora Santana; teatro aberto a todos; artesanato turístico e análise de custos focado no grupo de artesãs; plantação de horta com crianças da Escola Municipal Senhora Santana e um minicurso de boas práticas da gastronomia local aos empreendedores do ramo.
Essa é uma edição especial do Trilhas Potiguares, pois, segundo o coordenador da equipe, Marcos Adler, há a colaboração do projeto de extensão UFPE no Meu Quintal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o município está recebendo o maior grupo de todas as edições do Trilhas, com 32, sendo 21 da UFRN e 11 da UFPE.
Marcos afirma que as primeiras oficinas foram um sucesso absoluto de público e que todas as atividades estiveram bem concorridas. “Nesta edição inovadora, também estamos recepcionando equipe vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro fomentadores da Modalidade Tiro com Arco. Essa é uma estratégia já incorporada ao Programa UFPE no Meu Quintal que estamos tendo a oportunidade de experimentar em nível de Programa Trilhas Potiguares”, afirma.