Aos 12 anos, Sílvio Júnior chegou a mais uma marca impressionante no currículo. Além de todos os títulos importantes já conquistados, ele agora é também campeão europeu de Jiu-Jitsu Kids. O primeiro potiguar a alcançar esse feito.
O campeonato foi disputado no sábado (2) e domingo (3), na cidade de Dublin, na Irlanda, e reuniu atletas de todo o mundo. A conquista marca o fechamento de 2023 como um ano de superação e vitórias imponentes.
“O ano foi muito difícil para mim porque tive várias contusões em sequência. Apesar de todas as dificuldades impostas por elas, além de vários títulos estaduais e regionais, consegui conquistar três dos mais cobiçados pelos lutadores de Jiu-Jitsu. Falo do Sulamericano CBJJ no Rio de Janeiro, do ADCC (Maior evento de Grappling do mundo, Organizado pelos Emirados Árabes Unidos em Natal) e agora o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu Kids da IBJJF”, celebra Sílvio Júnior.
No campeonato Europeu, o potiguar teve mais uma atuação irrepreensível. Após a fase eliminatória/classificatória, na semifinal Silvio Júnior venceu o britânico Alfie Scott, da equipe Gracie Barra, por finalização aos 20 segundos de luta. Já na grande final ganhou do português Pierre Antônio Almeida da equipe Rolo de Desejo.
“Fechar o calendário anual com o Campeonato Europeu foi algo maravilhoso. Nós precisávamos desse título e viver essa experiência. No processo de evolução do atleta, é de extrema importância a conexão com o Coach e essa viagem foi marcante. Nós já tínhamos conseguido o primeiro feito histórico para o estado quando Silvinho foi a primeira criança potiguar a conquistar o mundial nos Emirados Árabes e agora conseguimos mais um. Estamos muito felizes em escrever mais uma página na história do Jiu-jitsu no Rio Grande de Norte”, comemora Tutu Calixto, técnico do atleta.
Sílvio Júnior é lutador da equipe Grow Association (Associação para Crescer), um projeto esportivo apoiado pelo Governo do Estado por meio do Programa RN + Esportes e Lazer Professor Sebastião Cunha.
“Esse título coroa o ano de 2023 e mostra que o trabalho desenvolvido na Grow está no caminho certo. Somos muito gratos ao Governo do Estado por esse apoio que pra nós é fundamental. Muito gratos a outros parceiros como o Instituto Maria Auxiliadora (escola de Silvinho), ao empresário Gilmar Araújo da Potiguar Tratores, Thiago Galvão do Box CT 084 e a Seda College. 2024 vem aí e nossa meta agora é fazer ainda mais bonito”, afirma Sílvio Romero, diretor administrativo da Grow Association.
GROW ASSOCIATION
A Grow Association começou a atuar em janeiro de 2023 e a partir de julho passou a contar com o apoio do Governo do Estado por meio do Programa RN + Esportes e Lazer Professor Sebastião Cunha. O trabalho da Grow visa a inclusão social e a educação por meio do jiu-jitsu. O público alvo inicial são crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. O projeto oferece treinamentos adequados com equipe multiprofissional e suporte metodológico para competirem em alto rendimento. Também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais.
Após ser contemplado pelo Programa RN + Esporte, o número de beneficiados pelo projeto pulou de 10 para 40 meninos e meninas de várias cidades do Rio Grande do Norte. A meta agora é chegar aos 50 jovens.
“Esse apoio pra nós tem sido nosso alicerce e ao mesmo tempo nos possibilita voar alto. Tornou possível a ampliação do número de jovens atendidos pelo projeto, viabilizou as melhorias estruturais que precisávamos e nos permite botar esses meninos e meninas nas principais competições do país e do mundo”, enfatiza Sílvio.