Alunas do Ceres Currais Novos publicam resenha na Revista da ABRALIN

52

A participação das alunas Márcia Michele Justiniano Luz e Patrícia Micarla Guedes da Silva, ambas do Curso Letras do Centro Regional de Ensino Superior – CERES/UFRN – Currais Novos, no evento nacional ABRALIN ao Vivo, organizado pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), resultou na publicação da resenha Alfabetização e letramento: um olhar para os teorias e práticas.

A resenha foi escrita e submetida à Revista da ABRALIN depois que as duas assistiram, online, a conferência ministrada no evento pela pesquisadora Magda Becker Soares, professora titular emérita da Faculdade Educação da UFMG.

No trabalho as alunas Márcia Michele e Patrícia Micarla abordam aspectos da educação relacionados à aprendizagem cognitiva e linguística da criança. Sobre a conferência elas ressaltam a abordagem da pesquisadora, além dos aspectos teóricos e pedagógicos, também destacou questões político-educacionais como a “menção ao fracasso do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos, no que se refere aos índices nacionais e internacionais em relação às questões de leitura e  escrita  no  Brasil” e problemas em alguns sistemas de avaliação, como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As autoras destacam ainda a sinalização emitida por Magda Soares como  sua referência à “importância sobre teorias e práticas no  plural” que  podem  ser  adotadas  para  auxiliarem  na imersão e no envolvimento da criança, jovem e adulto no mundo da escrita e da leitura.

Confira a resenha das estudantes da UFRN  na Revista da Abralin  e a conferência da professora Márcia Soares no Youtube