Clássico potiguar, Boi de Prata abre 3°Curta Caicó, neste sábado (08)

53

3° Curta Caicó começa neste sábado (08), em clima de nostalgia. O festival que é realizado no interior do Rio Grande do Norte, terá edição 100% virtual e fará a exibição de “Boi de Prata”, do diretor caicoense Carlos Augusto Ribeiro Jr.

Considerado um marco do audiovisual potiguar, o filme caicoense produzido no final da década de 1970, possui status de cult e, recentemente, passou por um processo de restauração. “Exibir Boi de Prata na abertura do 3° Curta Caicó é um marco para o festival. É um filme que faz parte da história do cinema seridoense e reverbera as nossas raízes”, destacou Raildon Lucena, diretor do festival.

Antes do filme, haverá um bate-papo sobre o filme, que contará com a participação de Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó, de Flávia Assaf, autora do livro “Boi de Prata: estreia do sertão do Seridó no cinema terceiro mundista brasileiro”, e do cineasta e fotógrafo Walter Carvalho, diretor de fotografia do filme caicoense. O bate-papo será mediado pelo jornalista e crítico de cinema Sandro Alves de França.

O paraibano Walter Carvalho é um dos principais fotógrafos do cinema brasileiro. Herdeiro do movimento Cinema Novo, ele é um dos profissionais mais respeitados do país e já trabalhou em produções icônicas como os filmes “Central do Brasil”, de Walter Salles, “Terra Estrangeira”, de Daniela Thomas e Walter Salles e “Lavoura Arcaica”, que integram a lista da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (ABRACCINE) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos e pelos quais ele recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais de cinematografia. Também é diretor dos longas “Janela da Alma”, “Budapeste” e “Um Filme de Cinema”, dentre outras produções.

Festival acontece em ambiente digital e encerra com sessão Drive In

Partindo para a sua terceira edição, o Curta Caicó está sendo realizado em ambiente digital, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Todas as atividades formativas serão realizadas em ambiente online, bem como a exibição dos filmes selecionados.

A coordenação do festival desenvolveu uma plataforma de streaming para exibição dos curtas-metragens selecionados. Ao todo, serão 115 divididos em dez mostras, competitivas e paralelas. Toda a programação é gratuita e os internautas poderão se cadastrar no website www.curtacaico.com.br.

O Curta Caicó encerra nos dias 15 e 16 de agosto com sessões Drive In no Complexo Turístico Ilha de Sant´Ana. Filmando no Seridó potiguar, “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho será exibido no sábado (15). A sessão de encerramento do festival acontece no domingo (16), com anúncio dos filmes vencedores.