Pesquisa sobre efeitos da covid-19 recruta voluntários

88

Ser maior de 18 anos, ter sido diagnosticado com covid-19 e ter precisado de internação para vencer a doença. Esses são os critérios para ser voluntário em um estudo que vai investigar as causas de complicações respiratórias e cardiovasculares que afetam pacientes que foram curados de covid-19 após hospitalização. Quem se encaixar nesse perfil precisa apenas responder um questionário que servirá para fornecer aos pesquisadores dados pessoais, clínicos e informações sobre o período de internação. As perguntas podem ser acessadas neste link.

Trata-se de um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia. As atividades relativas à condução dessa pesquisa vão ser executadas no Laboratório Pneumocardiovascular do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN).

De acordo com o professor do Departamento de Fisioterapia (DFST/UFRN) e um dos coordenadores do projeto, Guilherme Fregonezi, os pacientes que foram internados, principalmente aqueles que ficaram em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sob condição de imobilidade prolongada, podem apresentar comprometimento da função respiratória e manifestar fraqueza muscular mesmo após receber alta. Esse quadro pode ser acompanhado de outros sintomas e perdurar durante meses.

Nesse contexto, o Estudo Longitudinal da Função Pulmonar e Capacidade Funcional é um projeto de pesquisa que busca avaliar a relação entre alterações musculares ocasionadas por esse período de imobilidade, devido à internação, com a redução da capacidade respiratória em paciente de covid-19 mesmo após alta hospitalar.

Quem desejar ser voluntário para esse estudo deve acessar o questionário disponibilizado on-line, consentir em participar da pesquisa e responder as perguntas relacionadas a aspectos clínicos e ao período em que esteve hospitalizado. Após a análise desses dados, uma equipe do projeto entra em contato o voluntário para marcar uma avaliação funcional, pulmonar e cardiorespiratória que será feita em laboratório.

Acesse o questionário e o termo de consentimento neste link.