1ª Expovirtual leva conhecimento para o produtor rural

61

Na webinar desta quinta-feira (09), da programação técnica da 1ª Exposição Agropecuária Virtual do Rio Grande do Norte, os participantes vão falar sobre “Alternativas para o Semiárido” apresentando experiências de produtores rurais do RN que aumentaram a rentabilidade no semiárido fazendo linguiça artesanal sertaneja, rapadura batida e criando as galinhas caipiras. Além desse, outros temas como “Compras Governamentais”, “Semiárido com água” e “Raças ovinas e caprinas para o semiárido” serão abordados até o próximo domingo (12).

Dafne Araújo, produtora de leite do município de Bom Jesus/RN não perdeu uma webinar. “Achei de muita importância as webinars na I Exposição virtual do RN, principalmente pela comodidade de nós produtores assistirmos “aulas” diretamente de nossas fazendas. Em relação aos temas abordados estou achando muito bacana pois são palestras bem claras de linguagem de fácil entendimento para nós produtores”, disse.

Pesquisadores e especialistas do setor agropecuário compartilham desde sábado (04) orientações, dicas e conhecimentos em geral, por meio de webinars, transmitidas diariamente, sempre às 16h, no youtube do Governo do RN, Tv Assembleia, Tv Cheiro da Terra e Portal Agronegócio (que também transmite pelo seu perfil no facebook).

A programação já apresentou os temas: produção de queijo artesanal, linhas de crédito para área rural, assistência técnica e extensão rural (ATER), Alimentação Animal no Semiárido: Recursos Forrageiros e Meios de Conservação, e sobre o Melhoramento Genético de bovinos no semiárido. “Interessante também foi a palestra sobre genética, é importante que possamos ver a importância de uma tecnologia em nossa propriedade. Em relação aos leilões, só elogios, principalmente em relação ao pavilhão da Emparn. Nunca imaginei que eu como uma simples produtora teria a possibilidade de ofertar lance e quem sabe adquirir um animal com a qualidade genética da Emparn. Isso tudo aproximou o produtor do que à de melhor para o setor rural”, completou Dafne.

COMPRA DE ANIMAIS

Em paralelo à programação científica, até o próximo domingo (12), é possível comprar algum dos 300 animais ofertados durante o evento. Para isso, o interessado deve baixar o aplicativo Agrobatida (http://onelink.to/34zswj), plataforma contratada para abrigar o evento, disponível gratuitamente na Play Store ou Apple Store, fazer o cadastro e acessar a oferta que lhe interessar.

Pelo aplicativo, o comprador (que não paga comissão) faz seu cadastro e após a aprovação acessa todo conteúdo sobre o rebanho, com fotos, vídeos e até a genealogia do animal. Por meio do chat do app, o interessado pode esclarecer qualquer dúvida. Até o término do horário do evento, no dia 12, o lance mais alto será o valor da compra sem o comprador ter de pagar comissão.

A 1ª Exposição Agropecuária Virtual do RN é uma iniciativa do Governo do RN, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN) e a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN).

O evento conta com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), Associação Norte-rio-grandense dos Criadores (ANORC), Associação Norte Riograndense de Criadores de Caprinos e Ovinos (ANCOC), Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste (ACLAP), Associação Seridoense de Criadores (ASSERC), Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão Cabugi (ACOSC), e Associação Norte-Riograndense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ANQM); Assembleia Legislativa do RN,  agentes financiadores de crédito como o Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Agência de Fomento do RN (AGN); e a divulgação do Programa Cheiro da Terra.

Mais informações
www.sape.rn.gov.br
https://www.instagram.com/rnsape/
https://www.facebook.com/rnsape
http://onelink.to/34zswj

https://youtu.be/StpoOdHunQY