Projeto Sonhar e Jovem Aprendiz faz a diferença para a juventude da cidade de Caicó

76

O Projeto Sonhar: preparando vidas é executado pelas Aldeias Infantis SOS Brasil na cidade de Caicó/RN, atende 150 jovens de 14 a 22 anos, de diferentes regiões da cidade.

O projeto atua no desenvolvimento integral dos atendidos/as, através do incentivo a educação formal, empoderamento pessoal e a capacitação para o mercado de trabalho, ofertando conteúdo aos jovens para um novo olhar da sua vida: incentivando-os a alcançar melhores rendimentos na educação formal, guiando-lhes na descoberta de aptidões, na qualificação para o mercado de trabalho e proporcionando reflexões sobre seu meio, sua vida, suas responsabilidades e suas habilidades sócio-emocionais.  Para que assim, possam ser protagonistas de sua história de vida, de superação pessoal e conquista profissional.

Por meio de parceria entre Aldeias Infantis SOS Caicó e o Centro Educacional Dom Bosco e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), 15 jovens do Projeto Sonhar ingressarão no mundo do trabalho através do Programa de Empregabilidade Juvenil: Jovem Aprendiz.

O Jovem Aprendiz é regido pela Lei Nº 10.097/2000, conhecida por Lei da Aprendizagem, que regulamenta a inserção dos/as jovens no mercado de trabalho, como forma de oportunidade, crescimento, segurança trabalhista e respeito a sua condição de desenvolvimento.

“Não tenho palavras para falar desse projeto tão fantástico! O Projeto SONHAR é uma grande oportunidade para ampliarmos nossos conhecimentos e adquirirmos muitos outros. Através do projeto estou tendo a oportunidade de iniciar uma nova jornada na minha vida que é participar do programa jovem aprendiz, conhecer o mercado de trabalho, adquirir novas experiências, aprender cada dia mais e ajudar na renda da minha família”, expressou Joária Kelly, 17 anos participante do Projeto SONHAR.

Para Santiago Júnior, Gestor das Aldeias Infantis SOS, “o nosso Programa de Desenvolvimento de Jovens está consolidado. As ações aqui destacadas são evidencias claras de empoderamento, participação e protagonismo juvenil. Aldeias Infantis atua com ações de Advocacy e articulação de rede fomentando a transformação por meio do fortalecimento de políticas públicas que promovam o desenvolvimento de adolescentes e jovens e suas famílias. Isso é um fato gerador de desenvolvimento, responsabilidade e de alto valor social”, destacou Santiago Júnior, Gestor Social de Aldeias Infantis SOS.