Coronavírus: Natal e Mossoró tem quase 100% dos leitos de UTI ocupados

90

No final da manhã desta sexta-feira (8), os leitos destinados aos pacientes com Covid-19 nos hospitais de Natal e Mossoró estavam com lotação a quase 100%, a informação foi repassada por Petrônio Spinelli, secretário adjunto de saúde do estado. Embora, segundo ele, esses dados possam variar rapidamente.

No final da manhã, o hospital Giselda Trigueiro estava acima da capacidade com 27 pacientes, sendo que a unidade hospitalar conta com 25 leitos de UTI para pacientes com a Covid-19. O Hospital da Polícia tinha nove UTI’s ocupadas das 10 disponíveis. três pacientes foram internados nesta sexta. Já em Mossoró a ocupação é de 100%.

O estado vai emprestar 14 respiradores ao Hospital Municipal de Natal para a abertura de mais 14 leitos. A expectativa da Sesap é que 10 novos leitos sejam montados no Hospital da Polícia nos próximos dias. Petrônio informou que, com a chamada pública, serão montados novos 30 novos leitos, 20 deles no hospital João Machado e 10 no hospital de Macaíba.

Petrônio explicou como é organizada a regulação dos leitos e quais os pacientes que são priorizados para o serviço. segundo ele, os pacientes devem antes procurar UPAs e prontos-socorros municipais onde serão examinados e estabilizados.

Os médicos irão determinar o quadro de saúde de cada paciente e informar ao sistema “Regula RN”, responsável pela disponibilização dos leitos Covid-19. O sistema divide os pacientes em prioridades 1, 2 e 3. Prioridade 1 – internação imediata, risco de morte; prioridade 2 – grave, podendo evoluir para gravíssimo; 3 – paciente que pode ser estabilizado enquanto aguarda leito, devendo ficar nas UPAs, ou nos hospitais municipais.Secretaria de Estado da Saúde Pública – Sesap/RNCoronavírusPandemia