Odair propõe parceria com o Exército para um Hopital de Campanha em Caicó

313

O vereador Odair Diniz propôs na sessão desta segunda-feira (16) que a Secretaria de Saúde de Caicó procure o Exército para uma parceria em torno da viabilização de um Hospital de Campanha. A ação é para ser adotada caso venha acontecer uma possível propagação do coronavírus no município, já que Caicó só tem um leito com capacidade para isolamento, no Hospital Regional.

O Hospital de Campanha trata-se de um complexo hospitalar móvel, que reúne pessoal, equipamentos e instalações para prestar atendimento em áreas em que o apoio à saúde é vital, mas não está disponível, ou é precário e limitado nos estabelecimentos locais de atendimento.

O Hospital é equipado com a mesma infraestrutura de uma grande e moderna unidade de saúde. Divide-se em área de triagem, enfermaria, emergência, centro cirúrgico para medicina de urgência e acomodação de pacientes em recuperação em UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Outros componentes são, ainda, uma seção de radiologia com equipamentos de raio-x e de ultrassonografia e o laboratório para exames. Além disso, a farmácia e o banco de sangue, de forma segura, pode armazenar os medicamentos e realizar o processamento e a distribuição de sangue.

Os equipamentos médicos, laboratoriais e hospitalares são todos de alta qualidade, muitos deles, importados. Os geradores de energia e os meios de transporte são de fabricação nacional. Todos os equipamentos e instrumentos médicos, parte integrante dos módulos, são de qualidade igual ou superior aos utilizados em hospitais de primeira linha