APAE de Caicó completa 47 anos de história em Caicó

46

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Caicó completa nesta mês de março 47 anos de anos de história no município. Uma missa em ação de graças será celebrada no próximo domingo (21), na igreja do Rosário para celebrar a data festiva.

Já no dia 24, será realizado na quadra da APAE um momento festivo com a comunidade apaeana e outros convidados. Em 2020 a APAE está sob a gestão da professora Graça Rêgo e a vice diretora Maria Gildete que já dirigiram a associação em outros momentos e voltam para ficarem pelo período de 3 anos.

O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

História da APAE

Os trabalhos iniciaram no município quando um grupo de voluntários percebendo o número de deficientes existentes na cidade, no início da década de 70, reuniu-se com o objetivo de fazer um trabalho pedagógico e atendimento especializado, viabilizando a integração social e uma melhor qualidade de vida para os mesmos, tendo à frente o Professor e Médico Psiquiatra Severino Lopes da Silva.

Mediante o quadro escrito, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Caicó-RN, teve a sua fundação no dia 24 de março de 1973, através de uma reunião solene realizada no Salão do Tribunal do Júri – no FORUM MUNICIPAL desta cidade, precisamente na sala denominada “Inácio Bezerra de Araújo” com a presença do Sr. Prefeito Municipal, Sr. Manoel Torres de Araújo e demais autoridades, inclusive de numerosa assistência constituída por pessoas de todos os setores sociais, onde o Sr. Prefeito abriu a sessão falando a respeito da APAE no Brasil, e da necessidade de uma APAE em nosso meio, estimulando, assim, as autoridades para a solução dos problemas das crianças excepcionais e da necessidade de conscientizar a população sobre o referido problema.