Fruto de emenda de Zenaide, CER III deverá ser entregue em fevereiro

60

O ano de 2020 já começa com uma boa notícia: estão em fase final as obras do Centro Especializado em Reabilitação, o CER III, de São Gonçalo do Amarante, que saiu do papel graças à emenda no valor de R$ 3,75 milhões apresentada por Zenaide Maia, em 2016, quando era deputada federal.

“É um centro de reabilitação dos mais modernos que existem, fruto de uma das primeiras emendas que apresentei, como parlamentar”, ressaltou a senadora, ao destacar que o CER é do tipo III porque estará habilitado para três modalidades de reabilitação: a física, a auditiva e a intelectual; e foi planejado para oferecer tratamento integral e multidisciplinar às pessoas com deficiência. “O CER prova que é possível oferecer um serviço público de saúde de qualidade, com inclusão, para todos”, comemora Zenaide.

De acordo com o secretário de saúde do município, Jalmir Simões, “a obra está 99% concluída e a expectativa é recebê-la em fevereiro”. Ele também informou que os equipamentos necessários para o funcionamento do Centro também deverão chegar em breve. A contratação de profissionais para atuar no CER III será feita por meio de concurso público, com inscrições prorrogadas até 27/01.

Semente plantada, fruto colhido

O projeto do CER nasceu durante o mandato de Jaime Calado, então prefeito de São Gonçalo, e atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico. Em 2016, com o impulso da liberação da primeira parcela da emenda destinada por Zenaide à empreitada, avançaram as tratativas junto ao Ministério da Saúde para o início da obra, cuja pedra fundamental foi colocada no dia 29 de dezembro de 2016.

Médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas estão entre os especialistas que oferecerão à população um atendimento multidisciplinar, voltado para a atenção integral à pessoa com deficiência, por meio do desenvolvimento e ampliação de aptidões, habilidades e capacidades funcionais, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas; com vistas a contribuir com a melhora de sua qualidade de vida, autonomia e inclusão na sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui