Governo lança Programa de Produção e Conservação de Forragem

Governo lança Programa de Produção e Conservação de Forragem

O Governo do RN, por meio da Sedraf, Sape, Governo Cidadão, Emater, Emparn e Idiarn, lançou  o Programa de Produção e Conservação de Forragem no município de Parelhas/RN. Durante o lançamento, ocorreu também o “Curso de Administração de Medicamentos e Vacinas” para 40 agricultores, uma parceria da Emater com a prefeitura de Parelhas, Idiarn e Banco do Nordeste.

Nesta quinta-feira (14), serão distribuídos 21 mil raquetes-semente de palma forrageira, resistentes à cochonilha do carmim, além da entrega de feno aos agricultores familiares que adquiriram a preços subsidiados.

“A Emparn produz três tipos de palmas resistentes a conchonilha, fruto de pesquisas dos últimos anos. Quem vive no semiárido precisa guardar e saber como guardar os alimentos para os animais. A Emparn está sempre presente com a Emater para auxiliar os agricultores”, disse o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, Marcone Chagas.

De acordo com o diretor geral da Emater, Cesar Oliveira, “temos ótimos pesquisadores de referência de palma da Emparn que trabalham em parceria com a Emater. O Governo do Estado lançou este Programa em Caicó, mas a Câmara Municipal de Parelhas solicitou o lançamento aqui no município reconhecendo e valorizando a importância do programa. Estamos em uma região muito afetada pela desertificação, por isso ações de convivência com o semiárido são importantes para os agricultores. Também lançaremos o programa em outros pólos como Umarizal e Pau dos Ferros nas próximas semanas”.

O coordenador do Projeto Palma na Emparn, Guilherme Lima, e o diretor Técnico da Emparn, Marcone Chagas, ministraram uma palestra sobre o Manejo, sistema de produção e controle integrado de pragas da palma forrageira.

Wllana Dantas

Deixe uma resposta

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com