17º Festival Internacional de Cinema Infantil começa nesta semana em Natal

17º Festival Internacional de Cinema Infantil começa nesta semana em Natal

Natal vai se transformar em um mundo de magia cinematográfica de 18 a 27 de outubro, com a chegada do 17º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI. Uma programação toda voltada ao público infantojuvenil e que traz na grade curtas, médias e longas-metragens, em mais de 70 produções nacionais e internacionais, exibidas com exclusividade na Rede Cinemark, no shopping Midway Mall, com ingressos populares ou gratuitos (para escolas públicas e particulares, ONGs e projetos sociais mediante agendamento).

Já nesta semana, de sexta (18) a domingo (20), sessões como O Pequeno Jornalista, Acessibilidade, Se você ainda não viu, Dublagem ao Vivo, Pré-estreia Brasil, 8X Animação – Especial Séries Brasileiras e programa Mestres da Infância estão na programação. A abertura oficial acontece no sábado (19), a partir das 10h, e o saguão do Cinemark veste uma roupagem especial para receber as crianças. Lounge com pufs, brincadeiras com balões, palhaços em pernas de pau, atividades interativas e lojinha (venda de camisetas e bolas do FICI) ficarão durante todo o Festival.

O Pequeno Jornalista, um dos sucessos da grade, realiza, ao final da exibição, um bate papo entre a jornalista Michelle Ferret e as crianças para analisar os principais elementos que envolvem a narrativa e entender o processo de produção de uma matéria crítica. O longa da grade é Binti 90, produção belga-holandesa que aborda a questão dos refugiados na Europa, através da história da menina Binti e sua família, um live action (filme com atores), inédito no Brasil, dirigido por Frederike Migom. Essa sessão será exibida na sexta (18), as 10h30 e às 14h30. Binti 90 também integra o Programa Internacional junto com Klara Superstar (KuToppen), longa norueguês da diretora Lise I.

Já a Sessão Acessibilidade, que proporciona crianças com deficiências visuais e/ou auditivas a acompanharem a película através da linguagem de LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição, neste ano traz a animação brasileira Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, com a tocante história do menino Tito em sua jornada para salvar o mundo de uma estranha epidemia, que envolve a busca do pai ausente. Sessão Acessibilidade acontece também na sexta, às 11h30.

A sessão Se você ainda não viu dá uma nova chance para quem perdeu ou quer rever na telona grandes sucessos recentes do cinema, como Toy Story 4 e Aladdin, ambos em 3D, além de Angry Birds 2 – O Filme, Homem-Aranha no Aranhaverso, Asterix e o Segredo da Poção Mágica, Pets – A vida secreta dos bichos 2 e Corgi: Top Dog. Já a Sessão Telecine de Cinema exibe Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano, segundo longa da famosa série da TV, que conta a viagem do trio Pippo, Bento e Sol à Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice.

Uma das mais concorridas sessões é Dublagem ao Vivo. Quando os pequenos espectadores têm a oportunidade de assistir ao vivo o trabalho de dubladores profissionais, que fazem as vozes dos personagens do filme em tempo real, na própria sala de cinema. Em Natal, a animação Capitão Morten e a Rainha Aranha – produção da Estônia, Bélgica, Irlanda e Reino Unido, ganham vida nas vozes de Giovana Araújo e Rogeri Ferraz, no domingo (20), às 15h30. É para encantar crianças, jovens e adultos.

Na Pré-estreia Brasil, nesta semana de Festival, está, em primeira mão, a animação Miúda e o Guarda-chuva, de Amadeu Alban, Paula Lice e Victor Cayres, e conta a história de uma menina que vive uma jornada mágica de descobertas e aprendizados. Uma ótima oportunidade também para atores, cineastas, alunos e professores do audiovisual assistirem. A película será exibida no domingo (20), às 17h30.

E, na 17ª edição, o FICI reverencia o mestre dos quadrinhos brasileiro, Maurício de Sousa, 83 anos. Da vasta produção audiovisual com os famosos personagens, serão exibidos no programa Mestres da Infância o live-action Turma da Mônica Laços, dirigido por Daniel Rezende, e a animação A Princesa e o Robô, de 1984, com direção do cartunista. A homenagem inclui ainda a exibição, no início de todas as sessões do festival, de episódios da animação 2D Mônica Toy, versão ‘toy art’ dos personagens da Turma da Mônica que faz sucesso em canais de TV por assinatura e na internet. Sessões no sábado (19) e domingo (20), às 11h, 13h e 15h.

Já em 8 X Animação – Especial Séries Brasileiras, o público pode conferir na tela grande, episódios de séries nacionais que fazem sucesso da telinha, como O show da Luna, Bubu e as Corujinhas, Bóris e Rufus e Os Cupins, no domingo (20), às 15h.

O programa A Tela na Sala de Aula acontece de 21 a 24 de outubro e sessões como Mostra Novos Jovens, Panorama Brasil, Prêmio Brasil e Sessão Azul, de 25 a 27.

Wllana Dantas

Deixe uma resposta

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com