Participação efetiva das mulheres na política é tema de seminário na UFRN

83

Seminário promovido pelo Grupo de Pesquisa em Direito Eleitoral (GPDE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por ocasião do Setembro Cidadão, traz como tema central “Eleições 2020 – participação efetiva das mulheres na política”. O evento gratuito acontece nesta quinta-feira (26), a partir das 18h30, no auditório da reitoria da UFRN, com as participações de palestrantes da casa e convidados.

“A participação das mulheres na política, as estratégias que visem ao aumento da representatividade feminina nos mandatos eletivos são temas debatidos em todo o mundo. O Brasil, infelizmente, ocupa um dos últimos lugares no ranking mundial de efetiva presença feminina no parlamento. O debate em torno da igualdade de gênero passa inquestionavelmente pela participação efetiva das mulheres na vida política do país”, afirmou o coordenador do GPDE/UFRN, professor Daniel Monteiro.

Além do professor Daniel Monteiro que vai falar sobre “Compliance eleitoral e candidatura laranjas”, participam do seminário a professora do curso de Direito da UFRN, Mariana de Siqueira, que falará acerca da “Presença de mulheres negras no parlamento”, os coidealizadores do Setembro Cidadão Lígia Limeira e Jarbas Bezerra que discorrerão, respectivamente, sobre “Fundos públicos e financiamento de campanhas femininas” e “Eleições e cidadania democrática” e, para fechar o evento, a professora doutora da Universidade Federal do Paraná, Eneida Desirée Salgado que falará sobre “Tempo, teto e tática: para uma política por/de/para mulheres”.

Palestrantes:
Eneida Desirée Salgado – mestre e doutora em Direito do Estado pela UFPR, professora de Direito Constitucional e Direito Eleitoral na UFPR, pesquisadora líder no Núcleo de Investigações Constitucionais e coordenadora do Projeto Política por/de/para mulheres.

Mariana de Siqueira – professora Adjunta do curso de Direito da UFRN, doutora em Direito Público, advogada, coordenadora do grupo de pesquisa Direito, Estado e Feminismos (Defem) do curso de Direito da UFRN.

Lígia Limeira – graduada em Direito e Ciências Contábeis, pós-graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública, servidora da Justiça Eleitoral, professora de Direito Eleitoral, cofundadora do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec, coidealizadora do Setembro Cidadão e coautora do Manual Prático das Eleições, Cidadania A-Z, A Família Cidadã e as Eleições, Processo Eleitoral, Lei de Trânsito e Lei Maria da Penha
Jarbas Bezerra – juiz de direito, doutorando pela UFRN, cofundador do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec, coidealizador do Setembro Cidadão e coautor do Manual Prático das Eleições, Cidadania A-Z, A Família Cidadã e as Eleições, Processo Eleitoral, Lei de Trânsito e Lei Maria da Penha
Daniel Monteiro – professor adjunto III da UFRN, doutorando pela UFPR, advogado eleitoralista e professor do Instituto Novo Eleitoral