Francisco do PT convida para ato em favor da transposição do São Francisco

Francisco do PT convida para ato em favor da transposição do São Francisco

O deputado estadual Francisco do PT convidou os deputados da Assembleia Legislativa do RN para participarem do ato em favor da transposição do Rio São Francisco marcado para acontecer no dia 1º de setembro, no município de Monteiro, Cariri Paraibano. Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (28), o deputado destacou que o ato intitulado “SOS Transposição”, contará com a Frente Parlamentar das Águas dos outros estados que também serão beneficiados com as obras da transposição – Pernambuco, Paraíba e Ceará.

“Não podemos negligenciar esse debate, muito importante para a sustentabilidade hídrica do nosso Estado. Cerca de 80% do território do RN é de clima semiárido e as obras da transposição apresentam-se como uma alternativa para minimizar os efeitos de seca ao longo dos anos”, destacou Francisco.

A expectativa é que durante o ato, previsto para iniciar às 10h, ocorra a assinatura de termo de compromisso objetivando a cooperação entre as frentes dos quatro estados diretamente beneficiados com a obra da transposição.

Além do convite, o deputado aproveitou e chamou a atenção para uma série de questões que preocupam a população que aguarda a conclusão das obras. “Recebemos relatos de problemas com bombeamento de água, que não estaria suprindo a oferta de água projetada na proposta da integração de bacias a partir da transposição. Outro relato que chama a atenção e é muito preocupante é em relação ao ritmo muito lento das obras e de canais que já vazaram, romperam ou estão tomados por vegetação”, exemplificou.

O ato marcado para acontecer no dia 1º de setembro, às 10h, no município de Monteiro, Paraíba, tem como objetivo destacar a importância e necessidade da efetivação das obras da transposição do Rio São Francisco.

Wllana Dantas

Deixe uma resposta

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com