Geoparque Seridó pleiteia inserção em programa da UNESCO

Geoparque Seridó pleiteia inserção em programa da UNESCO

Equipe formada por profissionais das áreas de geologia, geografia, turismo, gestão, planejamento, dentre outras, esteve reunida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para dar início ao preenchimento do Formulário de Autoavaliação, item obrigatório para candidatura do Projeto Geoparque Seridó ao Programa Mundial de Geoparques UNESCO (UNESCO Global Geoparks) e Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network).

Informações acerca da identidade do geoparque, do território, da geoconservação, do patrimônio natural e cultural, da estrutura de gestão, da educação ambiental, do geoturismo e da economia regional sustentável são solicitadas no formulário.

“Esclarecer pontos específicos como a quantidade de geossítios, as estratégias e legislação de proteção e infraestrutura desses locais, se há programas de educação e qual a ligação entre a economia local e o geoparque, por exemplo, são pré-requisitos básicos para nossa candidatura”, afirma o professor e coordenador do projeto Geoparque Seridó, Marcos Nascimento.

O mesmo formulário será preenchido pelos avaliadores da UNESCO quando esses estiverem em visita ao território, o que ocorrerá após a entrega dos documentos necessários à candidatura. “O projeto Geoparque Seridó foi elencado como prioritário pela governadora Fátima Bezerra. Ele irá alavancar a interiorização da atividade turística, gerando emprego e renda para as comunidades da região”, declarou a secretária de Turismo, Aninha Costa.

Estiveram presentes na reunião a subcoordenadora de qualificação da secretaria de Turismo, Cristiane Dantas, e a gerente de promoção internacional da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMprotur), Nayara Santana.

Wllana Dantas

Deixe uma resposta

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com