Indústria potiguar está mais confiante em junho

Indústria potiguar está mais confiante em junho

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte apontou um crescimento de 2,8 pontos na passagem de maio para junho, registrando 55,4 pontos, denotando aumento na confiança dos empresários (valores acima de 50 pontos indicam confiança).

O aumento do indicador deve-se exclusivamente a expectativas mais otimistas em relação aos próximos seis meses, uma vez que a avaliação das empresas acerca das condições atuais apenas se tornou menos negativa. O comportamento do ICEI por porte industrial foi divergente. Enquanto a confiança das pequenas empresas se tornou desfavorável (49,0 pontos) após sete meses de otimismo, a das médias e grandes aumentou (57,6 pontos).

Quanto aos setores industriais, a Sondagem do ICEI mostra confiança em alta. A Indústria da Construção voltou a ficar confiante (52,6 pontos), após o ICEI cair abaixo dos 50 pontos em maio, enquanto as Extrativas e de Transformação reforçaram o otimismo (57,1 pontos).

No que diz respeito à confiança nacional, de acordo com a CNI, o ICEI registrou crescimento em junho, pelo segundo mês seguido (56,9 pontos). A tendência convergiu com a potiguar, exceto pela confiança das indústrias de pequeno porte, que foi reforçada no país, enquanto a do estado caiu. O ICEI do Brasil está 0,4 ponto acima do registrado em maio e 7,3 pontos acima do assinalado em junho de 2018 (49,6 pontos), quando ocorria a greve dos caminhoneiros. O ICEI do Nordeste, por sua vez, avançou 1,6 ponto, de 55,5 para 56,8 pontos entre maio e junho e cresceu 6,8 pontos em relação ao junho de 2018, quando atingiu 50 pontos.

Wllana Dantas

Deixe uma resposta

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com