Papo cabeça: Você é feliz em seu trabalho?

84

Um tema bastante discutido hoje em dia é sobre a felicidade no trabalho. Se perguntarmos às pessoas, “o que significa trabalho”, as respostas serão variadas.  Para o psicanalista Francisco Santos  alguns o trabalho representa castigo, para outros, apenas um meio de sobrevivência, outros veem o trabalho como um caminho de autorrealização.

Em entrevista ao Programa Gláucia,Suerda e Você, da Rádio Povo FM,  nesta terça-feira (18), a ideia de “castigo e sofrimento” vinculadas ao trabalho sempre foi muito presente, muitas pessoas ainda acreditam que é falsa a esperança que o trabalho possa ter algum sentido maior, ou até mesmo trazer felicidade, porém, a cada dia que passa, tal ideia está perdendo sua força no contexto profissional.

Fazer uma comparação entre trabalhar por prazer ou trabalhar para ter dinheiro é algo bastante singular quando é visto apenas em um único panorama. O ideal, de acordo com o psicanalista é que os dois caminhem junto e que o indivíduo aprenda a gostar do que estava fazendo no momento, ou encontre um trabalho que se identifica com você.

“Não escolha fazer de seu trabalho um martírio diário. Ao invés de reclamar do trabalho que você tem, agradeça a DEUS por estar trabalhando e valorize tudo o que têm, pois muitas pessoas nem emprego possuem para pagar as contas no final do mês. Pessoas que enxergam um sentido no trabalho, o fazem com entusiasmo”, esclareceu.