Documentário sobre Júlia Medeiros será feito em Caicó

37

Um documentário sobre a vida de Júlia Medeiros será feito em Caicó. O trabalho de coleta de dados está sendo feito pela jornalista Ana Karla Farias. Quem tiver algum registro fotográfico da época, utensílios ou algum fato interessante da época basta entrar em contato através do número (84)9909-2691.

Para quem não conhece a história de Júlia, ela foi uma pioneira no jornalismo, na educação e no feminismo do Rio Grande do Norte. O último atributo é porque ela era uma mulher de ideias avançadas para o seu tempo, e não bastasse isso ela também se destacou na política do RN, tendo exercido dois mandatos como vereadora.

Com tanta participação destaque na sociedade potiguar, rapidamente passou a frequentar as rodas de intelectuais da elite, se tornando amiga de personalidades como o escritor e folclorista Câmara Cascudo a e poetisa Palmira Wanderley.

Júlia também já participava ativamente da vida pública de Caicó, envolvida com a elite política da cidade. Foi quando fez laços de amizade até com Juvenal Lamartine, senador e governador do estado naquela década.

Considerada exímia oradora, Júlia se notabiliza por questionar, em seus discursos de improviso, a condição da mulher da década de 20 – cuja vida resumia-se aos afazeres domésticos. Em suas falas em público, exigia, principalmente, o direito à educação e à cidadania

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui