ExpoCaicó traz programação diversificada e movimenta Seridó neste fim de semana

ExpoCaicó traz programação diversificada e movimenta Seridó neste fim de semana

Caicó será ponto de encontro de criadores, pecuaristas, produtores e agricultores durante todo este final de semana. Começa nesta quinta-feira (30) e segue até domingo (2) a 46ª Exposição Agropecuária do Seridó – ExpoCaicó, que vai reunir cerca de dois mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, de criadores de todo o Rio Grande do Norte e estados vizinhos. A programação deste ano é ainda mais diversificada e inclui julgamentos, leilões, oficinas e cursos.

A ExpoCaicó integra o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Sape) e Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Um dos destaques desta edição é a presença da carreta-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) irá promover o curso de cortes especiais de suínos durante o fim de semana.

Para o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, a ExpoCaicó é um excelente momento de intercâmbio entre os produtores. “Feiras como essa movimentam a economia do interior e valorizam a produção local, além de divulgarem as potencialidades existentes entre os nossos criadores. É um momento importante de valorização da agropecuária potiguar”, pontua.

Instituições financeiras como a Agência de Fomento do Estado – AGN, Banco do Brasil e Banco do Nordeste marcarão presença no evento, disponibilizando recursos para financiamento de animais, ração e máquinas agrícolas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) vai realizar um mutirão do Programa Estadual de Documentação da Trabalhadora Rural na sexta (31), com a regularização de 150 documentos, a partir das 8h na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caicó.

A Emater fará o lançamento do Programa de Produção e Conservação de Forragem, que integra a estratégia de convivência com o semiárido desenvolvida pelo Governo do Estado dentro da instituição. A Emparn também estará presente no evento com estande institucional e apoiando a realização da oficina de Aves Poedeiras. O Idiarn, por sua vez, atuará na recepção dos animais e dará continuidade à campanha de vacinação contra a febre aftosa.

A ExpoCaicó conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Caicó e da Associação Seridoense de Criadores – Asserc. A programação contempla julgamentos de bovinos nas raças Pardo-Suíço, Gir e Girolanda, de caprinos e ovinos, e torneios leiteiros de bovinos e caprinos (sem definição de raça). No total serão distribuídos R$ 25 mil em prêmios. A feira de artesanato Mostra Caicó levará aos visitantes a riqueza do artesanato do Seridó e comunidades vizinhas.

Wllana Dantas

Deixe uma resposta

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com